Caminho do campeão: Os 4 pontos-chave do título do Corinthians
Timão contou com treinador que conhece a Copa do Brasil para ter defesa sólida, dupla de ataque decisiva e ficar com troféu do torneio
O caminho esteve longe de ser fácil, como de costume, mas foi finalizado diante de muita celebração. Após ficar no empate sem gols dentro de casa, o Corinthians bateu o Vasco por 2 a 1, no último domingo (21), num Maracanã abarrotado, e se sagrou tetracampeão da Copa do Brasil. A vitória com traços de emoção deu fim ao período de sete anos do clube sem títulos de expressão.
A última vez que havia levantado uma taça nacional aconteceu em 2017, ao conquistar o Brasileirão. E precisou de muito esforço e eficiência para encerrar o jejum. O adversário teve desempenho melhor nos dois duelos da decisão. Porém, o Timão aproveitou as oportunidades que construiu para levar a melhor no placar agregado e consolidar a trajetória heróica até a glória final.
O 2025 do clube foi de turbulência, principalmente pela crise política vivida — presidente foi impeachmado. Apesar do título Paulista, as participações abaixo do esperado no Brasileiro, Libertadores e Sul-Americana davam a tônica de mais uma temporada decepcionante. Na Copa do Brasil, entretanto, o alvinegro paulista demonstrou capacidade para virar a chave.
Não foi do acaso que a equipe comandada por Dorival Jr passou pelo grande rival Palmeiras e Cruzeiro, dois dos melhores plantéis do país —atualmente —, antes de superar um Cruz-Maltino sedento pelo troféu. Foram muitos os fatores que a levaram para conquista inconstestável da competição.
O treinador está longe de ser uma unanimidade entre a fiel corintiana, mas teve papel fundamental na campanha. Ele demonstrou, mais uma vez, que sabe como chegar ao título da Copa do Brasil: esse foi seu quarto na carreira, que o igualou a Luiz Felipe Scolari como os maiores vencedores do torneio à beira do campo. Das últimas quatro edições, três terminaram com Dorival no alto do pódio, e no comando de três times diferentes.
Todo comandante precisa de jogadores que apareçam na “hora H”. E o ex da seleção brasileira teve uma dupla de ataque acima da média nos momentos de decisão. Memphis Depay e Yuri Alberto foram os autores dos gols do título. Nas fases anteriores, o holandês também chamou a responsabilidade para si. Ele marcou os da vitória na ida contra Palmeiras e Cruzeiro.
Com dois nomes na frente que fizeram seus papéis, ainda seria necessário atingir um bom desempenho defensivo para manter-se vivo na Copa do Brasil, já que precisou enfrentar adversários de peso na trajetória. Essa foi justamente a maior valência do time. O Corinthians foi vazado em apenas três oportunidades em toda competição, duas dessas no mesmo desafio — derrota para Raposa.
Os campeões de torneio mata-mata costumam fazer prevalecer do poder dentro de casa para chegar até o título. Mesmo com bom retrospecto na Neo Química Arena, foi longe dela que o Timão teve desempenho impecável: venceu todos os cinco duelos que disputou como visitante e sob diferentes contextos. Em dois precisou construir a vantagem para volta, em outros dois confirmar a classificação e no último ficar com a vitória da conquista.
Os 4 pontos-chave da campanha
Comandante que conhece os caminhos para o título
Dupla de ataque decisiva
Sistema defensivo sólido
Impecável como visitante



