L I L I A D A S M A N G U E I R A S A mulher que ensinou Cajazeiras a amar…

A mulher que ensinou
Cajazeiras a amar…
Maria de Jesus, mais conhecida por Lilia das Mangueiras, proprietária da lendária Casa de Drinks, Boite das Mangueiras que funcionou em Cajazeiras por mais de 40 anos, às margens da BR 230, desde o final da década de 60, embalou as noites cajazeirenses daqueles que procuravam fazer amor com as praticantes da mais antiga das profissões.
Grávida de três meses, Lilia chegou em Cajazeiras no final da década de 1950. Sem outras opções, triste e revoltada, resolveu ganhar a vida “fácil” com a beleza. Frequentou alguns casas noturnas da cidade, até decidir montar o seu próprio estabelecimento no contorno da BR-230.
No ano de1998, a Câmara Municipal de Cajazeiras recusou a Lilia, o título de Cidadã Cajazeirense, proposta pelo Vereador Severino Dantas. A repercussão foi imensa, chegando a ser matéria do programa Fantástico, da TV Globo, quando setores que não aceitaram o preconceito, outorgaram o simbólico diploma de “A mulher que ensinou Cajazeiras a amar”
Hostilizada por setores conservadores e preconceituosos da sociedade cajazeirense, Lilia tinha consciência que o moralismo de muitos não batia com aquilo que Cristo praticou quando uma “mulher” foi apedrejada: “Atirem a primeira pedra quem nunca pecou”.
Era considerada uma mulher generosa, ajudando e acolhendo pessoas carentes. Em 2019 foi homenageada pelo bloco carnavalesco Cafuçu.
A Senhora Maria de Jesus a Lilia das Mangueiras morreu na tarde de terça-feira 20 de abril de 2021 em sua residência, no Bairro Capoeiras, zona sul de Cajazeiras.
www.reporteriedoferreira.com.br