Eleições 2022; conheça propostas de João Azevêdo, candidato ao governo da Paraíba
João Azevedo. governador da Paraíba
O candidato ao governo da Paraíba, João Azevêdo (PSB), é o atual governador do estado, eleito em 2018. Professor aposentado do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), ele tem 69 anos, nasceu em João Pessoa, e é engenheiro civil, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Ténico. As propostas de campanha do candidato à reeleição estão fincadas na valorização da Saúde, investimentos na Educação e combate à fome.
O perfil de João Azevêdo foi apresentado nesta terça-feira (23) no JPB2, da TV Cabo Branco. Durante toda a semana, até o sábado (27), todos os candidatos terão o perfil apresentado no telejornal. Os cinco candidatos com representatividade no Congresso Nacional terão mais tempo de exibição e serão apresentados em ordem alfabética. Os demais serão exibidos no sábado.
João Azevêdo também foi diretor, nos anos 1980, da Divisão de Planejamento Habitacional do Instituto de Previdência do Estado da Paraíba (Ipep), hoje, Paraíba Previdência (PBprev). Entrou para a política oficialmente em 2018, quando filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro, o PSB, e se candidatou a governador pela primeira vez.
Nos anos 2000, foi secretário nas Prefeituras de Bayeux e de João Pessoa, tendo assumido pastas como Planejamento e Habitação. No governo do estado, antes de sua primeira eleição em 2018, foi secretário de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, desde 2011.
Se reeleito, João Azevêdo disse que vai contar com políticas de fortalecimento direcionadas aos municípios. O candidato que compõe sua chapa como candidato a vice-governador é Lucas Ribeiro (Progressistas).
“O nosso plano de governo se baseia principalmente numa eficiência da governância do estado. Se baseia também em propostas principalmente no avanço do uso de tecnologias cada vez maiores. Essas são propostas que nós vamos fazer pra que possamos manter, principalmente, um foco importante na geração de emprego e renda, que hoje é o que mais preocupa o brasileiro. As políticas públicas de Segurança, as políticas públicas de Saúde, as políticas públicas de Educação, elas estão estabelecidas e nós vamos ampliá-las nesses próximos anos”, declarou.