A Conmebol promoveu mudanças no regulamento da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana. O documento foi divulgado neste domingo (19) e as alterações levaram o Athletico-PR a ser cabeça de chave no principal torneiro sul-americano de clubes em 2022.
Anteriormente, o campeão da Sul-Americana entraria no pote 2 da Libertadores, porém, no regulamento atual, houve um acréscimo no texto, no qual fica permitido ao campeão da Sul-Americana ser cabeça de chave na Libertadores caso esteja entre os melhores colocados no ranking da Conmebol, que é o caso.
O Athletico-PR é atualmente o 12º colocado no ranking. No entanto, alguns clubes à sua frente não se classificaram para o torneio, como o Grêmio e o Santos, por isso, coube ao time paranaense o direito de ser cabeça de chave.
Com a mudança, quem saiu do pote 1 foi o Cerro Porteño, do Paraguai e as cabeças de chave passam a ser Palmeiras, River Plate, Boca Juniors, Flamengo, Nacional-URU, Peñarol e Athletico-PR.
O pote 2 terá Cerro Porteño, Libertad, Independiente del Valle, Universidad Católica, Emelec, Corinthians, Colo-Colo e Vélez Sarsfield. E o três contará com Sporting Cristal, Red Bull Bragantino, Deportivo Táchira, Alianza Lima, Colón, Tolima, Caracas e Millonarios ou Deportivo Cali. Já o pote 4 estarão Always Ready, Talleres, Independiente Petrolero, Fortaleza, além de quatro classificados da fase prévia do torneio.