Brasileirão de volta: veja as principais atrações da 23ª rodada
Vítor Silva / Botafogo
Brasileirão de volta: veja as principais atrações da 23ª rodada

Campeonato Brasileiro está de volta. Após duas semanas de paralisação para a disputa da Data Fifa de setembro, a principal competição de clubes do país retorna neste final de semana.

Ao todo, 10 grandes partidas, que podem mudar todas as partes da tabela, acontecerão entre a tarde deste sábado (13) e a noite da próxima segunda-feira (15).

Veja abaixo as principais atrações da 23ª rodada do Brasileirão:

1) Briga pelo topo

Cruzeiro e Palmeiras seguem em busca do Flamengo no topo da tabela do Brasileirão
Cesar Greco / Palmeiras
Cruzeiro e Palmeiras seguem em busca do Flamengo no topo da tabela do Brasileirão

Três partidas desta rodada são cruciais na briga pela liderança do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, às 18h30 (horário de Brasília), o Palmeiras, atual terceiro colocado com 43 pontos, recebe o Internacional no Allianz Parque.

No domingo (14), às 16h, o líder Flamengo visita o Juventude no Rio Grande do Sul. Um simples empate garante o time comandado pelo jovem treinador Filipe Luís na liderança.

Na segunda-feira (15), às 20h, é a vez do segundo lugar entrar em campo.  Após eliminar seu arquirrival na Copa do Brasil, o Cruzeiro vai à Salvador enfrentar o Bahia. A Raposa tem 44 pontos somados, e pode chegar a liderança em caso de um tropeço do time carioca.

2) Tabu histórico

Flamengo não vence no Estádio Alfredo Jaconi desde 1997
Fernando Alves / Juventude
Flamengo não vence no Estádio Alfredo Jaconi desde 1997

Ainda na briga pelo topo da tabela, o Flamengo tentará quebrar um tabu histórico neste final de semana, ao encarar o Juventude no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, no interior gaúcho.

A equipe rubro-negra não vence no local desde o dia 1ª de outubro de 1997. Na ocasião, o Mengão aproveitou um gol contra de Rodrigo para vencer o duelo, válido pela 22ª rodada do Brasileirão, por 1 a 0.

Publicidade

Desde então, foram 13 encontros entre os times no Rio Grande do Sul, com sete vitórias dos mandantes e seis empates.

3) Super Grêmio?

Após sete anos de sua saída, Arthur está de volta ao Grêmio
Lucas Uebel / Grêmio
Após sete anos de sua saída, Arthur está de volta ao Grêmio

Grêmio entra em campo pela primeira vez após o encerramento da recheada janela de transferências neste sábado (13), às 16h, quando recebe o Mirassol na Arena.

Ao todo, o Imortal acertou a contratação de oito reforços no meio deste ano. São eles: Fabián Balbuena (zagueiro), Marcos Rocha (lateral-direito), Arthur (meio-campista), Alex Santana (meio-campista), Willian (ponta-direita), Enzo (lateral-esquerdo), Noriega (meio-campista) e Carlos Vinícius (centroavante).

Dentro destes citados, Balbuena, Alex Santana, Noriega e Balbuena já estrearam. O zagueiro paraguaio, inclusive, sofreu uma grave lesão na perna direita e está fora da temporada.

Para o duelo contra o Mirassol em Porto Alegre, o treinador Mano Menezes deve contar com apenas uma estreia. Arthur, meia campeão da Libertadores de 2017 com o time, deve iniciar a partida entre os titulares.

4) Novo Santos

Ex-Flamengo, Victor Hugo chegou ao Santos nesta janela de transferências
Raul Baretta / Santos
Ex-Flamengo, Victor Hugo chegou ao Santos nesta janela de transferências

Assim como o Grêmio, o Santos também trouxe oito reforços na última janela de transferências, encerrada no início deste mês. Quatro nomes foram anunciados pelo Peixe no último dia permitido (zagueiros Adonis Frías e Alexis Duarte, meio-campista Victor Hugo e atacante Lautaro Díaz).

O quarteto de contratações se junta aos laterais Igor Vinícius e Mayke, o volante Willian Arão e o atacante Gustavo Caballero como os novos jogadores do Alvinegro Praiano.

No início de trabalho do treinador argentino Juan Pablo Vojvoda, o Santos volta ao gramado no domingo, às 16h, quando encara o Atlético-MG na Arena MRV, em Belo Horizonte.

5) “Carrasco brasileiro” de volta como treinador