Após vistoria, Catedral de Nossa Senhora das Neves reabre em João Pessoa

A Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa, reabre suas portas aos fiéis a partir das 14h desta terça-feira (15), após permanecer fechada desde a manhã da última sexta-feira (11). O fechamento foi uma medida de segurança adotada após parte da cimalha do coro da igreja ceder por volta das 7h daquele dia.
Segundo a Arquidiocese da Paraíba, o trecho afetado localiza-se sobre o coro da igreja, uma área que não registra grande movimentação de pessoas. Felizmente, não houve vítimas.
O padre Allan Karlos, pároco da Catedral, informou que uma equipe técnica da Arquidiocese iniciou as vistorias necessárias ainda na sexta-feira. Além disso, os órgãos competentes, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP) e a Defesa Civil, foram notificados e realizaram uma vistoria mais aprofundada na manhã da segunda-feira (14). Nenhuma interdição foi necessária.
“Apenas recomendação nossa da administração para necessária remoção do material e limpeza do espaço para evitarmos qualquer tipo de incidente. A Catedral permaneceu fechada desde a última sexta-feira”, explicou o padre.
O pároco informou ainda que um trabalho de prevenção e manutenção já havia sido realizado em fevereiro. Um serviço de pintura e manutenção deve ser feito ainda no primeiro semestre de 2025, e estudos estão sendo realizados para manutenção das torres e reparo dos telhados.
Com a reabertura, as atividades religiosas na Catedral serão retomadas normalmente.
Por: Beatriz Souto Maior