A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) comemorou, em sessão especial realizada na tarde dessa quarta-feira (30), os 150 anos da Associação Comercial da Paraíba. A sessão reuniu membros da Associação, como também representantes de outras instituições ligadas ao comércio, e foi proposta pelo vereador Carlão (PL).

O vereador falou sobre as motivações para realizar a sessão especial. “Falar dos 150 anos da Associação Comercial da Paraíba é falar sobre a história de João Pessoa, que foi fundada por administradores, religiosos e comerciantes. Então, o comércio está na essência da nossa cidade e por isso é preciso valorizar a Associação Comercial, que defende e valoriza os empreendedores, do setor produtivo, do agronegócio, da indústria e do comércio. Quando falamos disso, estamos falando também do poder público, que se sustenta através desses homens do setor produtivo, construindo, trabalhando, investindo e empreendendo para fazer com que os salários dos representantes do poder público sejam pagos. Nada mais justo do que valorizar o setor produtivo através da Associação Comercial, além de festejar o nosso Centro Histórico, uma vez que a sede da Associação Comercial está localizada no Centro, festejando, sobretudo, a grande bandeira da entidade, que faz a interlocução entre o poder público e a iniciativa privada, não esquecendo que festejar a Associação Comercial da Paraíba é também reverenciar quem empreende e faz a cidade crescer”, afirmou.

O representante da Fecomércio, Guilherme Coutinho, parabenizou a Associação pelos 150 anos e disse que, tanto a Junta Comercial, como a Fecomércio, estão à disposição para defender a luta e os ideais mais legítimos da classe empresarial do comércio, serviço e turismo da Paraíba e de João Pessoa.

Marcus Alves, presidente da Funjope, acrescentou falando da importância da CMJP promover uma sessão comemorativa aos 150 anos da Associação Comercial da Paraíba. “É um momento muito simbólico, e a Associação é um órgão extremamente importante, não apenas para a economia da cidade de João Pessoa, mas para a construção de um projeto de desenvolvimento que seja completo. Não é qualquer Associação que consegue ultrapassar a fronteira do centenário”, destacou.

“Nós estamos percebendo um sentimento de reconhecimento da sociedade, por meio da CMJP, do trabalho da Associação Comercial, que tem 150 anos de, mais do que existência, resistência ao tempo, uma vez que as dificuldades são inúmeras e cada vez que nós vencemos algumas, surgem outras. Se não existir a força do associativismo e a força do setor produtivo em união, de uma forma proativa, nós vemos que o avanço de medidas de repressão à liberdade econômica e ao empreendedorismo vão vencer a força criativa e produtiva. E quando vemos momentos como esse, nos sentimos muito gratificados, como reconhecimento ao trabalho que estamos fazendo”, defendeu Tatiana Amaral, diretora de relações institucionais da Associação Comercial da Paraíba.

Por sua vez, a presidente da Associação Comercial da Paraíba, Melca Farias, concluiu dizendo do sentimento de gratidão e de resiliência por completar 150 anos. “Não é toda entidade que consegue, e nós temos que comemorar e celebrar esse momento, porque a nossa entidade, a primeira entidade classista do estado, merece todo esse reconhecimento e esforço dos associados e da sociedade civil organizada, pois nós estamos para defender, não só o setor produtivo e o comércio, mas a indústria, os serviços e o agronegócio. Que venham outros sesquicentenários da Associação para podermos defender o setor produtivo, quem produz e gera renda no nosso estado”, finalizou.

Ao final da sessão, o vereador Carlão entregou à presidente da Associação Comercial da Paraíba, Melca Farias, um voto de aplausos aprovado pela Câmara Municipal de João Pessoa à Associação Comercial pelos 150 anos de existência.

Participaram ainda da sessão especial, Eduardo Ribeiro Coutinho, representante da FIEP-PB; Ariano Fernandes, ex-deputado estadual; César Dias, presidente do Conselho Fiscal da Associação Comercial; entre outros.

Cybele Morais