ABSOLVIÇÃO DE MORO Por Rui Leitao
ABSOLVIÇÃO DE MORO Por Rui Leitao
Fiquei surpreso. Porém, não tenho condições técnicas de avaliar se foi correta ou errada a decisão do TSE de livrar de cassação o ex-juiz parcial Sérgio Moro do cargo de senador. Nem sempre o que determinam as leis atendem nossos desejos. Então, respeito o julgamento, embora lamente.
São processos diferentes. Um que julgava a sua inelegibilidade e outro que julgou os processos da Lava Jato. Nesse da República de Curitiba não há o que contestar, é perfeitamente compreensível o veredito que aponta o conluio que se firmou entre juiz e procuradores na operação Lava Jato. Já estavam fortemente comprovados os atos ilegais praticados que demonstraram claramente que faziam parte de um projeto político de poder. Além da parcialidade, havia a incompetência da 13a. VARA FEDERAL de julgar um caso que não era da sua jurisdição.
Pior para o Paraná que continuará sendo representado no Senado por alguém que se destacou, enquanto juiz como parcial e corrupto, e como político um militante despreparado e alinhado ao ideário da extrema direita. Mas foi a vontade do povo em uma eleição por urnas eletrônicas, tão atacadas por eles, e isso deve ser aceito de forma democrática.
Vi uma declaração dele elogiando o judiciário. Até ontem ele acusava o STF de ter tomado decisões equivocadas em relação à Lava Jato. Qd o benefício é em seu favor o judiciário merece aplausos. Mas quando é para expor as ilegalidades por ele praticadas não é assim reconhecido.
Sigamos. Nem sempre o que a lei define ampara o que desejamos.
www.reporteriedoferreira.com.br Por Rui Leitão – Jornalista, adevogado, poeta e escritor