Datafolha: 63% dos brasileiros são contra anistiar responsáveis pelos ataques de 8 de janeiro

Manifestantes invadiram Congresso, STF e Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” na madrugada da sexta-feira (29) aponta que 63% dos brasileiros são contra anistiar os envolvidos nos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, contra as sedes dos Três Poderes.
A pesquisa apurou que:
- 31% são a favor da anistia
- 63% são contra a anistia
- 2% são indiferentes
- 4% não sabem
O Datafolha entrevistou presencialmente 2.002 pessoas, de 16 anos ou mais, em 147 municípios pelo Brasil nos dias 19 e 20 de março. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Após os ataques, mais de mil pessoas foram presas e cerca de 1.300 foram denunciadas. Até agora, 145 pessoas foram condenadas a penas que variam entre 3 e 17 anos de prisão. O Supremo Tribunal Federal (STF) absolveu apenas uma pessoa.
Segundo o Datafolha, o apoio à anistia é maior ente os eleitores de Jair Bolsonaro (PL). Se dizem a favor da anistia 40% dos eleitores de Bolsonaro no segundo turno de 2022, ante 25% dos de Lula (PT). Já entre os que são contra a anistia, 71% votaram no petista e 53%, em Bolsonaro.
Ainda de acordo com a pesquisa, a maior parte dos brasileiros, 65%, afirmam que o ataque às sedes dos três poderes em 8 de janeiro foi um “ato de vandalismo”. Outros 30% afirmam que foi uma “tentativa de golpe” e 5% não souberam opinar.