Manifestações contra e a favor de Bolsonaro ocorrem em várias regiões da Paraíba; confira o resumo
Manifestações contra e a favor do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aconteceram nesta terça-feira, feriado de 7 de setembro, em municípios do Litoral, Agreste e Sertão da Paraíba. Em João Pessoa, os dois grupos tiveram como concentração o mesmo espaço, localizado na Orla da Capital. Carreatas também foram registradas na Praça da Independência, Praça das Muriçocas, entre outros locais. (confira a cronologia do Portal Paraíba no final da matéria)
Contra Bolsonaro
Pela manhã, movimentos sindicais, partidos políticos e população em geral se reuniram, desde ás 9h, onde realizam a 27ª edição do Grito dos Excluídos. Por volta das 10h30, os manifestantes saíram pela Avenida Epitácio Pessoa, em caminhada, em direção ao Busto de Tamandaré. Uma carreta também acompanhou o ato.
De acordo com a organização, o ato foi realizado em favor da igualdade, acesso à alimentação e moradia, em defesa da democracia e dos direitos humanos. Uma estimativa de 5 mil pessoas foi registrada.
A manifestação é intitulada como Grito dos Excluídos, para cobrar o direito à igualdade de toda população. O movimento existe desde 1995, sob a organização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e reúne movimentos sociais e sindicais, pastorais religiosas, coletivos e frentes populares.
Pró-Bolsonaro
As manifestações pró-Bolsonaro aconteceram em cidades como João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Campina Grande e Sertão. Um grupo começou a se concentrar às 9h desta terça-feira (7), no Busto de Tamandaré. Em razão do outro ato da esquerda, a Polícia Militar teve que dispersa-los. De forma simultânea, uma carreata foi organizada no Marco Zero da Transamazônica, em Cabedelo com destino a Santa Rita.
Por volta das 15h, todos os grupos se reuniram e saíram em direção ao Busto de Tamandaré. Eles chegaram a tomar por completo a principal via de aceso da Capital. As pessoas que participavam do ato vestiam roupas nas cores verdes e amarelas e seguravam bandeiras do Brasil. Segundo a organização do evento, houve aproximadamente 20 mil pessoas no ato.
Em Campina Grande, a concentração aconteceu na avenida Brasília, de onde partiram em motocicletas e carros ornamentados com bandeiras do Brasil. Parte dos manifestantes também caminharam pelas margens do Açude Velho, onde uma bandeira de quase 3 mil metros foi colocada. Também houve registro da mobilização no bairro da Liberdade.
CONFIRA O RESUMO COMPLETO DO PORTAL PARAÍBA COM IMAGENS E VÍDEOS:
Às 9h20 – Teve inicio, em João Pessoa, a 27ª edição da manifestação popular do ‘Grito dos Excluídos’, que ocorre nesta terça-feira (7), dia da Independência do Brasil. A concentração ocorre na Praça das Muriçocas, e percorrerá a Avenida Epitácio Pessoa até o Busto de Tamandaré.
Às 10h33 – Manifestantes começam a deixar o local de concentração na Praça das Muriçocas e começam a marchar rumo ao Busto de Tamandaré.
Às 10h45 – Manifestação ordeira e pacifica. Essa foi a bandeira defendida pelo presidente estadual do PSOL, Tárcio Teixeira, e o deputado estadual, Anísio Maia (PT), após a confirmação de que a marcha do ‘Grito dos Excluídos’ está se deslocando para o Busto de Tamandaré. Na Orla, grupos pró-Bolsonaro realizam atos. (veja imagens abaixo)
Às 10h56 – A Polícia Militar da Paraíba (PMPB) está atuando para não ocorrer confrontos. A informação é do comandante-geral, Euller Chaves, durante entrevista exclusiva ao Sistema Arapuan de Comunicação. Neste momento, agentes estão dispersando pessoas dos movimentos pró-Bolsonaro no Busto de Tamandaré para que, os grupos contra, possam de forma ordeira e pacifica realizar manifestações no local.
Às 11h33 – Grito dos Excluídos chega ao Busto de Tamandaré. Manifestantes já estão na Orla de João Pessoa onde, neste momento, políticos iniciam discursos. A Polícia Militar garantiu a ordem e dispersou pessoas pró-Bolsonaro que estão no local.
Às 11h50 – Manifestantes do Grito dos Excluídos se organizam na Orla de João Pessoa. (veja imagem abaixo)
Às 12h21 – Fim dos protestos do Grito dos Excluídos – Coronel Euller Chaves faz balanço: “Graças a Deus zero ocorrência, a paz reina na Paraíba. Aqui no Busto, mesmo com sentimento de mais contenda, não há ocorrências, da mesma forma em Campina Grande. Vamos acompanhar agora os movimentos da direita durante a tarde, dando o suporte necessário para esse momento de civilidade e cidadania”.
MANIFESTAÇÕES PRÓ-BOLSONARO
Às 14h50 – Manifestantes pró-Bolsonaro saíram às ruas na tarde desta terça-feira (7), dia em que é comemorado a Independência do Brasil, e tomaram às ruas da principal Avenida da Capital paraibana. O ato a favor do presidente da República, agora segue em direção ao Busto de Tamandaré. (veja vídeo abaixo)
Às 14h55 – Os movimentos também começaram em Campina Grande, no Agreste do Estado. No Açude Velho, palco da concentração dos apoiadores, uma bandeira verde e amarelo, com quase 3 mil metros segundo os organizadores, foi estendida. (confira na imagem abaixo)
Às 16h05 – Vários manifestantes já estão concentrados no Busto de Tamandaré, em João Pessoa. (veja imagem abaixo)
Às 16h45 – Apoiadores do presidente da República já tomam grande do parte do local destinado pela Polícia Militar para a concentração. (veja vídeo abaixo)
Às 17h30 – Políticos e líderes de movimentos a favor do presidente Jair Bolsonaro fazem discurso no Busto de Tamandaré. A organização estima que aproximadamente 20 mil pessoenses estiveram no local (veja vídeo abaixo)
www.reporteriedoferreira.com.br Por Portal Paraíba