O governador João Azevêdo (Cidadania), durante entrevista nesta segunda-feira (16), afirmou que vai discutir com o Ministério da Educação (MEC) adaptações no modelo de diretrizes e apresentar o ‘Novo Ensino Médio’ de tempo integral da rede estadual da Paraíba.
De acordo com o chefe do Executivo paraibano, esse modelo já vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação e tem gerado um aumento significativo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na Paraíba. Segundo ele, os números são frutos do maior percentual de escolas de tempo integral do Brasil que o Estado possui.
“Esse é um trabalho que já vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Educação com o intuito de apresentar um novo modelo e levando em conta o que a pandemia trouxe e do Plano Nacional de Educação, tendo que fazer adaptações. Nós temos um modelo próprio e estamos levando ele para ser discutido com o Ministério da Educação“, disse João Azevêdo.
Ele apontou ainda que esse modelo deve ser implantado em toda a rede de ensino. “Ele [novo modelo] tem gerado um aumento significativo no Ideb da Paraíba, do Ensino Integral, onde nós temos o maior percentual de escolas desse tipo no Brasil e isso faz com que, além do ensino integral, tenhamos também 50% de ensino de tempo integral técnico. Nós vamos levar e propor isso, e a partir da oficialização, implantar o modelo para fortalecer a educação da Paraíba”, afirmou o governador.