A PROPÓSITO DO DIA DO AMIGO! Por Gilvan de Brito
A PROPÓSITO DO DIA DO AMIGO! Por Gilvan de Brito
Vou contar aqui uma historinha que faz parte da biografia de Luzardo Alves, por mim escrita e a procura de um editor: Luzardo integrava o programa “Você Faz o Show” de Jota Silvestre, da TV Rádio Clube de Pernambuco, no início dos anos 60, e sua missão era fazer um desenho de algo conhecido a partir de um traço esboçado por algum espectador. Certa vez Cauby Peixoto apresentou-se no programa e a pedido de Jota, fez o desenho de um coração para Luzardo desenvolver uma imagem a partir daquele traço. Luzardo foi para a lousa e desenhou o rosto do Amigo da Onça, arrancando aplausos da platéia, pela perfeição alcançada. Nunca poderia imaginar que estava sendo visto por Assis Chateaubriand, que se encontrava em Recife, na casa de uma irmã, assistindo ao programa.
Imediatamente mandou chamá-lo e o contratou para a revista “O Cruzeiro” – a maior da América Latina, e lhe permitiu desenhar ao lado de Ziraldo, Péricles (criador do Amigo da Onça) Milor Fernandes, Fortuna, Henfil, Juarez, Ciça, dentre tantos outros monstros sagrados dos cartuns. Depois disso ainda trabalhou na “Revista do Rádio” e nos jornais “Correio da Manhã”, “O Dia” e” Jornal dos Sports”, no Rio de Janeiro, até que lhe bateu o banzo. Ele voltou e está aqui desde então. Luzardo é irmão do saudoso compositor Livardo Alves.
Neste Dia do Amigo vou fazer aqui um apelo a algum mecenas para que publique o livro de suas memórias, em homenagem ao grande mestre do traço, nascido aqui mesmo, em Jaguaribe. Ele pode ser achado no edifício Santa Rita, pertinho da Lagoa. Aos 84 anos, já elevou o nome da Paraíba lá fora e merece pelo menos a atenção de algum amigo de sua terra. Por coincidência, quando Péricles faleceu, Luzardo continuou desenhando o Amigo da Onça, na revista “O Cruzeiro”.
www.reporteriedoferreira.com.br