Líderes europeus parabenizam Joe Biden, eleito presidente dos EUA
Emmanuel Macron, da França, falou em ‘superar desafios’; primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, pediu cooperação no combate às mudanças climáticas.
Por G1
Candidato presidencial democrata Joe Biden fala aos apoiadores em Wilmington, Delaware, na quarta-feira (4) — Foto: Paul Sancya/AP
O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, recebeu cumprimentos de lideranças de países aliados na Europa. Momentos depois de os veículos de imprensa anunciarem a vitória do democrata, representantes de Alemanha, França e Reino Unido se pronunciaram nas redes sociais.
Emmanuel Macron, presidente da França, escreveu mensagens em inglês e em francês para dar os parabéns a Biden e à vice eleita, Kamala Harris. “Os americanos escolheram seu presidente”, disse.
“Parabéns, Joe Biden e Kamala Harris! Temos muito o que fazer para superar os desafios de hoje. Vamos trabalhar juntos”, escreveu Macron.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, chamou de “conquista histórica” a vitória dos democratas nos EUA e colocou o meio ambiente em pauta.
“Os EUA são nosso aliado mais importante e eu espero trabalhar bastante junto nas nossas prioridades compartilhadas, das mudanças climáticas a comércio e segurança”, escreveu Johnson, em nota.
Na Alemanha, o ministro de Relações Exteriores, Heiko Maas, comemorou a divulgação dos resultados pelas agências americanas. “Bom que finalmente tenhamos números claros”, afirmou nas redes sociais.
“Estamos felizes para trabalhar com o próximo governo dos EUA. Queremos investir na nossa cooperação para um novo começo transatlântico, um novo acordo”, completou Maas.
O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail
Joe Biden vence na Pensilvânia e é o presidente dos EUA, aponta projeções da AP
Conglomerado de mídia americana confirma Joe Biden como o novo presidente dos EUA.
www.reporteriedoferreia.com.br G1