- 30/10/2025
- by Amanda Mânica
Nesta quinta-feira (30), o Palmeiras recebeu a LDU, em partida decisiva pela semifinal da Copa Libertadores. Após perder por 3 a 0 na ida, o Verdão precisava de um excelente jogo. Ramón Sosa e Bruno Fuchs marcaram ainda no primeiro tempo, com Raphael Veiga fazendo dois no segundo. Com a goleada de 4 a 0, os brasileiros se classificaram para a final.
Precisando de uma grande virada, o Alviverde fez aquilo que devia na primeira etapa da partida. Muito ofensivo e com total domínio, ficou com a posse de bola e finalizou 19 vezes antes mesmo do intervalo. O primeiro tento veio de cabeça, enquanto o segundo foi um chute, mas de bola parada levantada na área.
Mantendo o mesmo ritmo no segundo tempo, o Palmeiras continuava com a pressão contra o oponente. A LDU até tentou mais, só que sem nenhum sucesso. Melhor em campo, o Palestra conseguiu fazer mais dois, ambos vindo de Veiga, que entrou apenas depois do intervalo.
Palmeiras x LDU
O Palmeiras tinha que reverter a derrota no Equador, o que parecia uma missão improvável. No entanto, a equipe estava muito ciente daquilo que precisava fazer em campo. Entrando já fazendo grande pressão no adversário, foram quatro chutes nos primeiro cinco minutos. Com os mandantes sendo tão dominante, a LDU teve poucas chances de chegar ao ataque.
Sosa conseguiu abrir o placar para o Verdão, aos 19 minutos. Allan recebeu passe e cruzou para dentro da área. O camisa 19 apareceu nas costas Ricardo Adé e desviou de cabeça para fazer o primeiro. Com o tento, os donos da casa passaram a dominar ainda mais o confronto.
Em busca do segundo, o time paulista manteve a grande pressão no ataque. Apesar disso, o gol de Fuchs só veio nos acréscimos. Em outra bola levantada para a área, dessa vez o tento veio de jogada ensaiada. Andreas Pereira cobrou a falta e Sosa levantou para Vitor Roque, que desviou de cabeça para o meio da área. O zagueiro apareceu e finalizou, deixando 2 a 0 antes do intervalo.
O Palmeiras voltou com o mesmo estilo de jogo, ainda precisando de, ao menos, mais um gol. Sempre com o controle da situação, continuou pressionando em busca de mais. Mas também a LDU chegar algumas vezes, com Medina e Villamil arriscando chutes antes de serem vazados mais uma vez.
Em lançamento de Raphael Veiga para o ataque, Vitor Roque dominou a bola e devolveu para o camisa 23. Dentro da pequena área, o meia ficou sozinho e na cara do gol para fazer o terceiro. Já o quarto e último gol veio de pênalti. Allan fazia ótima jogada quando foi derrubado dentro da área.
Veiga foi para a cobrança e não desperdiçou a chance de garantir a vaga na final ainda no tempo regulamentar. A goleada estava confirmada e os jogadores alviverdes apenas seguraram o resultado até o fim.
Final contra o Flamengo
O Flamengo foi o primeiro a se classificar para a final e esperava a definição do rival. Com a vitória do Palmeiras, as equipes brasileiras irão se enfrentar no Monumental de Lima, no Peru, que tem capacidade para 80 mil torcedores. A decisão da Libertadores será no dia 29 de novembro, um sábado.
Esse será o sétimo ano seguido em que um brasileiro será campeão do maior torneio da América do Sul. Além disso, é também a segunda seguida final com apenas times do Brasil. Em 2024, Botafogo e Atlético-MG se enfrentaram, com a conquista inédita do time carioca. Com isso, já se sabe que o país irá empatar com a Argentina, com 25 conquistas para cada.
Em 2025, quem vencer, se tornará o maior campeão brasileiro da Libertadores. Tanto o Flamengo quanto o Palmeiras estão com três títulos cada e agora vão em busca do quarto. Por fim, é a segunda decisão entre os dois clubes, que também se enfrentaram em 2021, com vitória do Verdão, por 2 a 1, na prorrogação.
Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon



