PARAHYBA E SUAS HISTÓRIAS. A fascinante história da Rádio Tabajara Sérgio Botelho

PARAHYBA E SUAS HISTÓRIAS. A fascinante história da Rádio Tabajara
Sérgio Botelho
– Imagine um tempo em que as vozes e as músicas que emanavam dos aparelhos de rádio não apenas entretinham, mas construíam histórias, culturas e até a identidade de um povo. Assim foi a era de ouro do rádio, entre as décadas de 1930 e 1950, mais fortemente, quando o Brasil vibrava ao som de programas ao vivo, radionovelas e orquestras que se tornaram lendas. Na época, a Rádio Tabajara da Paraíba, inaugurada em 25 de janeiro de 1937, escreveu capítulos brilhantes dessa história.
Tudo começou em um prédio histórico na Praça João Pessoa, hoje não mais existente, que abrigava o jornal A União, herdando equipamentos e história construída pela Rádio Clube da Paraíba, a pioneira no setor. Logo, porém, ganhou casa própria, materializada num marcante edifício na Rua Rodrigues de Aquino. Ali, entre paredes que respiravam arte, sentou praça a PRI-4, ambiente de programas que misturavam música, humor e drama, com um auditório que se tornou símbolo de encanto e agitação cultural.
Nos anos 1940 e 1950, a Tabajara viveu seu auge. Com orquestra própria, a famosíssima Orquestra Tabajara, e programas de auditório que atraíam multidões, a emissora revelou talentos e recebeu estrelas nacionais e internacionais. O palco da Rodrigues de Aquino vibrou com vozes que definiram gerações: do rei do baião a divas do rádio, de cantores e cantoras locais a maestros globais, todos deixaram sua marca ali. A magia era conduzida por apresentadores carismáticos, cujas vozes e personalidades se tornaram lendas urbanas, inspirando até histórias entre o real e o imaginário…

paraondeir.blog
A fascinante história da Rádio Tabajara – PARA ONDE IR
PARAHYBA E SUAS HISTÓRIAS. A fascinante história da Rádio Tabajara Sérgio Botelho – Imagine um t