10ª rodada das Eliminatórias da Copa; Brasil goleia o Peru , Argentina goleia Bolivia e Uruguai x Equador empatam
Brasil goleia o Peru pelas Eliminatórias e vence duas seguidas com Dorival pela primeira vez
Por Redação
A última vez que o Brasil havia ganhado dois jogos de maneira consecutiva foi sob o comando de Fernando Diniz, em setembro do ano passado, pelas duas primeiras rodadas das Eliminatórias. Na oportunidade, o time derrotou Bolívia e Peru em sequência.
Apesar do bom resultado, o time de Dorival Júnior segue na quarta posição da tabela de classificação. A equipe soma os os mesmos 16 pontos do Uruguai, terceiro colocado, mas perde no quesito saldo de gols. Os peruanos, por sua vez, permanecem na vice-lanterna, com apenas seis pontos. Veja a tabela atualizada aqui.
A Seleção Brasileira agora volta a campo na data Fifa de novembro. No dia 14, o time visita a Venezuela, em Maturín, em duelo válido pela 11ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. Em seguida, enfrenta o Uruguai em Salvador, na Arena Fonte Nova, no dia 19.
Já o Peru irá medir forças com o lanterna Chile, em Lima, em jogo previsto para o dia 15. Depois visitará a Argentina em Buenos Aires, também no dia 19.
O jogo
O Brasil começou a partida pressionando e tentando envolver a seleção peruana, mas foi o time visitante que estufou as redes pela primeira vez em Brasília. Aos 11 minutos, Flores saiu frente a frente com Ederson e finalizou de bico na saída do goleiro. Entretanto, o tento foi anulado por impedimento.
Aos 23 minutos, a Seleção Brasileira quase abriu o placar. Gerson recebeu de Bruno Guimarães na área, dividiu e viu a bola ficar com Raphinha. Ele soltou uma bomba com a perna esquerda e explodiu o travessão do goleiro Gallese.
A equipe de Dorival Júnior voltou a levar perigo aos 31 minutos. Gerson lançou Igor Jesus, que tentou driblar dentro da área, mas tocou a bola na mão do marcador peruano. Após uma longa revisão no VAR, o árbitro marcou o pênalti. Raphinha cobrou firme, rasteiro, no canto direito de Gallese, e colou o Brasil em vantagem.
A Seleção se animou após o primeiro gol e teve mais uma boa oportunidade de ampliar o placar na primeira etapa. O atacante Rodrygo, aos 42 minutos, recebeu passe de Bruno Guimarães e chutou a gol, mas Gallese agarrou. Já aos 43 minutos, Raphinha ficou em frente ao goleiro e tentou encobri-lo, mas o peruano fez nova defesa.
Segundo tempo
O Brasil voltou do intervalo em cima do time peruano. Com menos de um minuto, Rodrygo limpou da esquerda para o meio e chutou colocado, obrigando Gallese a fazer boa defesa.
Aos cinco minutos, Raphinha arrancou em um contra-ataque e deu um belo passe para Savinho. O atacante cortou o zagueiro na área, mas foi derrubado e pediu pênalti. O árbitro atendeu o pedido e apontou para a marca da cal. Mais uma vez, Raphinha converteu e ampliou a vantagem a favor da equipe brasileira.
E mesmo com a boa vantagem no placar, o Brasil criou mais oportunidades e quase fez o terceiro aos dez minutos. O meio-campista recebeu livre na pequena área, após bela jogada pela esquerda, e bateu cruzado, mas Gallese agarrou. Já aos 13, foi a vez de Vanderson chegar pela direita e cruzar para Igor Jesus, que mandou por cima do gol. É pressão brasileira!
E saiu o terceiro da Seleção, aos 25 minutos. Luiz Henrique fez ótima jogada pelo lado direito e cruzou na área, onde Andreas Pereira emendou chute de voleio e balançou as redes. E não parou por aí. Aos 28, Luiz Henrique recebeu na entrada da área e bateu colocado, no cantinho, para anotar o quarto e fechar a goleada do Brasil.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 4 X 0 PERU
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: 15 de outubro de 2024 (terça-feira)
Horário: às 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Assistentes: Carlos Barreiro (URU) e Andres Nevas (URU)
VAR: Leodan Gonzales (URU)
Cartões amarelos: Reyna, Gallese, Castillo, Zambrano e Cartagena (Peru); Vanderson (Brasil)
Cartões vermelhos: Nenhum
Público: 60.139 torcedores
Renda: Não divulgada
GOLS: Raphinha, aos 37′ do 1ºT (Brasil); Raphinha, aos 8′ do 2ºT (Brasil); Andreas Pereira, aos 27′ do 2ºT (Brasil); Luiz Henrique, aos 28′ do 2ºT (Brasil)
BRASIL: Ederson; Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães (André), Gerson e Rodrygo (Andreas Pereira); Savinho (Luiz Henrique), Raphinha (Matheus Pereira) e Igor Jesus (Endrick).
Técnico: Dorival Júnior
PERU: Gallese; Miguel Araujo, Zambrano e Callens; Advíncula (Andy Polo), Jesús Castillo (Sonne), Cartagena, Sergio Peña (Murrugarra) e Marcos López; Edison Flores (Grimaldo) e Bryan Reyna (Luis Ramos).
Técnico: Jorge Fossati
Messi dá show, anota hat-trick e Argentina faz 6 a 0 sobre a Bolívia nas Eliminatórias
A Argentina mantém sua lua de mel com os torcedores após os títulos da Copa América de 2021, 2024 e do Mundial de 2022. Nesta terça-feira (15), pela décima rodada das Eliminatórias, com uma brilhante atuação de Messi e da dupla de ataque Lautaro e Julián Álvarez, a seleção albiceleste goleou a Bolívia por 6 a 0. O jogo ocorreu no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, capital do país argentino.
Com o resultado, o time comandado por Scaloni chega a 22 pontos e lidera as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Já a Bolívia, que faz uma campanha surpreendente, ocupa a sétima colocação com 12 pontos, ficando na vaga que leva à repescagem.
Nos primeiros minutos de jogo, parecia um duelo particular entre Messi e o goleiro Viscarra, da Bolívia. O argentino obrigou o adversário a trabalhar bastante, principalmente em finalizações de cobranças de falta. Até que, aos 19 minutos, o camisa 10 furou a defesa ao marcar com um belo chute da entrada da área, fazendo 1 a 0 e obrigando a seleção adversária a sair para o jogo.
Com o campo aberto para propor seu estilo e levar perigo à Bolívia, a Argentina aumentou o placar. Primeiro, Lautaro marcou aos 42 minutos, e, em seguida, Julián Álvarez fez mais um. Assim, a primeira etapa terminou em 3 a 0.
Na segunda etapa, com a vitória praticamente garantida, o técnico Scaloni manteve o controle da partida. O zagueiro Otamendi marcou, mas o juiz, com a ajuda do VAR, assinalou impedimento. Todavia, Almada, que entrou no intervalo, aproveitou um cruzamento da direita e apareceu sozinho na grande área para marcar o quarto gol.
E ainda deu tempo para Messi seguir brilhando, afinal, aos 39 minutos, o craque driblou um defensor e mesmo com o pé direito, finalizou para marcar seu segundo gol na partida, o quinto. E na sequência, o craque novamente marcou em outra bela finalização, seu terceiro na noite e o sexto da Argentina.
O técnico Scaloni fez algumas mudanças e promoveu a estreia do atacante Nico Paz, que entrou no lugar de Lautaro Martínez e teve seus primeiros minutos com a camisa da Argentina.
ARGENTINA 6 X 0 BOLÍVIA
Eliminatórias Copa do Mundo — 10ª rodada Uruguai e Equador empataram em 0 a 0 na noite desta terça-feira (15), no Estádio Centenario, pela 10ª rodada das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026. Com o resultado, os uruguaios permaneceram na terceira colocação da tabela, com 16 pontos. Os equatorianos ultrapassaram a seleção do Paraguai e assumiram o quinto lugar, somando 13 pontos.
O primeiro tempo da partida foi bastante equilibrado e intenso, com uma série de lances disputados e entradas fortes. A seleção uruguaia teve a oportunidade mais clara de marcar, quando o centroavante Darwin Núñez acertou a bola na trave, frustrando o que poderia ter sido o primeiro gol do jogo. A segunda etapa foi marcado por faltas e finalizações fora do alvo. Aos 45, Kevin Rodríguez teve boa chance, mas Rochet defendeu. Com isso, o placar terminou zerado no confronto.
Agora, pela 11ª rodada das Eliminatórias, o Uruguai enfrenta a Colômbia no dia 15 de novembro, às 21h (horário de Brasília), no Estádio Centenario. Já o Equador recebe a Bolívia no dia 14, também às 21h, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo.
10ª Rodada das Eliminatórias da América do SulMessi e dupla de ataque brilham
Hat-trick de Messi e gol de Almada, do Botafogo
Data: 15/10/2024 (terça-feira)
Local: Estádio Monumental de Nuñez, Buenos Aires (ARG).
Público e Renda: Gols: Messi, 18’/1ºT (1-0); Lautaro, 42,’/1ºT (2-0); Alvarez, 47,’/1ºT (3-0); Almada, 24’/2ºT (4-0); Messi, 38’/2ºT (5-0); Messi, 40’/2-ºT (-6-0)
ARGENTINA: Rulli, Molina, Cristian Romero, Otamendi (Lisandro Martínez, 27’/2ºT), Tagliafico, De Paul (Palacios, 18’/2ºT), Enzo, Mac Allister (Paredes, 19’/2ºT), Messi, Lautaro (Nico Paz, 27’/2ºT) e Julián Alvarez (Almada, 19’/2ºT). Técnico: Scaloni
BOLÍVIA: Viscarra, Diego Medina, Haquín, Marcelo Suaréz, José Sagrado, Roberto Fernández (Luis Paz, 21’/2ºT), Villamíl, Roberto Matheus (Terrazas, 34’/2ºT), Ramiro Vaca, Miguelito (Lucas Cháves, 22’/2ºT) e Algarañaz (Enzo Monteiro, 33’/2ºT) . Técnico: Óscar Villegas.
Árbitro: Kevin Paolo Ortega (PER)
Assistentes: Michael Orue (PER) e Jesus Sanchez (PER)
VAR: Diego Haro (PER)
Cartões Amarelos: Algarañaz (BOL)
Cartões Vermelhos:
Uruguai e Equador não saem do zero nas Eliminatórias
O jogo
Uruguai 0x0 Equador
Data : 15/10/2024
Local : Estádio Centenario, Montevidéu (URU)
URUGUAI : Sérgio Rochet; Nández, Giménez, Santiago Bueno e Mathías Olivera (Saracchi, 41’/2ºT); Ugarte (Nicolás Fonseca, 36’/2ºT), Valverde e Arrascaeta (De la Cruz, 0’/2ºT) ; Pellistri, Darwin Núñez e Maximiliano Araújo. Técnico: Marcelo Bielsa
EQUADOR : Galíndez; Félix Torres, Pacho e Hincapié; Preciado, Alan Franco, Moisés Caicedo e Estupiñán (Jhoanner Chávez, 46’/2ºT); Plata (Yeboah, 46’/2ºT), Enner Valencia (Kevin Rodríguez, 13’/2ºT) e Minda (Arroyo, 34’/2ºT). Técnico: Sebastián Beccacece
Gols:
Árbitro : Cristián Garay (CHI)
Auxiliares : José Retamal e Juan Serrano (CHI)
VAR : Juan Lara (CHI)
Cartões Amarelos: Nicolás Fonseca (URU); Moisés Caicedo (EQU)
Cartões Vermelhos: