Lula e Alberto Fernández correm para fechar acordo com europeus antes da posse de Milei na Argentina
Equipes negociadoras já estão trabalhando em um texto conjunto que traz mudanças no acordo original nas áreas do meio ambiente e de compras governamentais.
Diplomatas de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai entraram em uma maratona de negociações para tentar fechar o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. As reuniões acontecem hoje (23), amanhã (24) e sábado (25).
Segundo fontes, a equipe argentina, ainda sob o comando de Alberto Fernández, está bastante engajada. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também orientou flexibilidade aos brasileiros. Isso para que seja possível assinar o acordo até o dia 7 de dezembro na reunião de cúpula do Mercosul.
A reunião é a última com a presença de Fernández, já que Milei assume no dia 10 de dezembro. Negociadores brasileiros acreditam que a situação vai deixar o futuro presidente argentino em uma saia justa, pois ele é a favor do livre comércio.
As equipes negociadoras já estão trabalhando em um texto conjunto que traz mudanças no acordo original nas áreas do meio ambiente — uma demanda europeia — e de compras governamentais — uma demanda do Mercosul, especialmente do Brasil



