FAMÍLIA ILUSTRE Por Gilvan de Brito
Quando eu brincava carnaval na minha juventude, frequentava o Cabo Branco e o Astréia onde se realizavam os festejos de Momo, aqui na Capital da Paraíba. Intrigava-me o nome de Astréia, por desconhecer a sua origem.
Lendo a história de Zeus, filho de Cronos e Réia, deuses da antiguidade ateniense, verifiquei que Astréia foi a nonagésima filha de Zeus e a 16ª, com Têmis. Zeus produziu ao todo, 114 filhos com suas 52 esposas deusas e algumas amantes mortais. Os mais conhecidos dos filhos e filhas são: Arthemis, gêmea de Apólo e mãe de Prometeu; Athena, Afrodite, Ninfa, Calíupe, Clio, Euterpe, Nêmesis, Mácedon, Argos, Minos, Sarpedão, Hefesto e Perseu.
As esposas mais conhecidas: Hera, Cassiopeia, Egina (com quem gerou Democracia), Electra e Elara. Todos, deuses e deusas do Olimpo. Ainda hoje há quem acredite neles e nelas, na Grécia e fora dela. No Astréia, o clube carnavalesco, também há quem acredite na sua revitalização após 50 anos de abandono. Pelo menos sabemos que ele existe, porque seu prédio ainda está de pé e passamos por ele todos os dias. Quanto aos habitantes do Olímpo, fica mais difícil, porque só a história conta. (foto de um baile carnavalesco).