O EMPODERAMENTO DOS IDIOTAS: Por Rui Leitao
O idiota, por natureza, é um sujeito que vive permanentemente a ansiedade em se tornar destaque, ainda que sendo protagonista do ridículo ou da irresponsabilidade. Faz parte do seu caráter. Como estamos assistindo existir uma “onda da ignorância”, esse tipo de gente tem se revelado com muito maior intensidade. Neles a estupidez é motivo de orgulho. O pior é que muitos estão conseguindo vencer na vida com esse comportamento.
Na imaginação deles estão apenas sendo polêmicos, ainda que explicitamente inconsequentes. Nas redes sociais se manifestam como muito mais desenvoltura. Sem sombra de dúvidas, esses desequilibrados mentais são estimulados a agirem de forma a se colocarem como perigosa ameaça ao convívio democrático. Não se constrangem em proclamar discursos de incitação à violência, à intolerância e ao ódio perante as divergências. A internet se apresentando como terreno fértil para a idiotice.
O grave é que estão se C e conseguindo avançar aproveitando-se da passividade dos omissos e dos acovardados. Percebe-se uma colaboração silenciosa de boa parte da sociedade para que tenham voz com audiência. Os desatinos por eles produzidos são encarados com impressionante naturalidade. O processo de imbecilização do país vem ousadamente crescendo.
A prisão do deputado Daniel Silveira, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, oferece uma expectativa positiva de que começarão a enfrentar a reação dos sensatos e cautelosos. Os idiotas precisam perceber que não estão mais tão protegidos quanto pensam. Os que se julgam donos da verdade, produtos da cultura da desinformação, se verão confrontados com a força e a coragem dos que estão determinados a desmascará-los. É chegada a hora de fechar os espaços para que os idiotas não continuem a conquistar empoderamento.
www.reporteriedoferreira.com.br Rui Leitão, Jornalista, advogado e escritor