Desde que os primeiro casos de coronavírus foram confirmados no Brasil, a Paraíba está em estado de alerta  e o governo como um todo, especialmente através da secretaria de Saúde está monitorando os casos suspeitos e tomando medidas emergenciais para combater a proliferação do vírus no território paraibano.

O secretário de Saúde Geraldo Medeiros declarou durante entrevista à Arapuan FM nesta segunda-feira (16), que nesta terça o governador João Azevêdo deverá estar anunciando novas medidas, para além do decreto emergencial publicado no último sábado. O objetivo é justamente fazer com que a Paraíba, que não conta com nenhum caso confirmado, possa se resguardar da pandemia.

Apesar de declarar que as expectativas da população com relação às medidas de proteção devem ser atendidas, o secretário disse que não podia adiantar muita coisa, até porque as medidas que foram deliberadas em reunião ainda devem passar pelo crivo de Azevêdo antes de serem anunciadas.

“Nós tivemos reunião na sexta com o governador e secretários e algumas deliberações foram efetivados, um decreto emergencial foi criado e a criação do comitê de crise. Foram tomadas uma série de deliberações que vão ser ditas pelo governador mas o norte é que as aglomerações sejam evitadas. O cenário da Paraíba tem sido diferente pois não temos nenhum caso confirmado, nem a transmissão local, nós não temos transmissão comunitária e nos reunimos e amanhã o governador irá anunciar todas as deliberações mas com certeza vai atender as expectativas de prevenção” disse.

Uma coletiva será realizada para anunciar as novas medidas que devem contemplar inclusive a suspensão das aulas nas escolas públicas.

Na última sexta-feira (13), o governador determinou as primeiras medidas para combater à doença, como a suspensão de audiências do Orçamento Democrático e a recomendação para não realização de eventos com um público grande.

www.reporteriedoferreira.com.br