BESSA GRILL
Início » Política » Vereador vai precisar de 14 mil votos para conseguir uma cadeira na Casa de Napoleão Laureano

Vereador vai precisar de 14 mil votos para conseguir uma cadeira na Casa de Napoleão Laureano

Nas eleições deste ano mais de 600 candidatos se registraram para participar da disputa por uma das 27 vagas da Câmara Municipal de João Pessoa

8/09/2012 17:42

Nas eleições deste ano mais de 600 candidatos se registraram para participar da disputa por uma das 27 vagas da Câmara Municipal de João Pessoa. No entanto, para ocupar uma dessas cadeiras não será muito fácil, pois será necessário conseguir nas urnas algo em torno de 14 mil votos, que é o quociente eleitoral estimado para o pleito de outubro.

O quociente eleitoral é calculado pela divisão do número de votos válidos (nominais e de legenda) pelo número de cadeiras que deverão ser ocupadas nos legislativos. Essa regra é usada nos pleitos que elegem vereadores, deputados estaduais e deputados federais, que são as chamadas eleições proporcionais.
Em 2008, o quociente eleitoral para a Câmara de João Pessoa foi de 17.052 votos. A estimativa para este ano, feita com base em informações da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), leva em conta a expectativa de votos válidos da última eleição municipal, onde foram registrados 4% de votos brancos, 3% de nulos e 13,34% de abstenção.
De acordo com esses números, e com o crescimento do eleitorado que foi de 443,777 mil para 480,237 mil, estima-se um total de 387,041 mil votos válidos, que, ao serem divididos por 27, aparece o resultado de 14,335 mil, que é o quociente eleitoral. Apesar da quantidade de eleitores ter aumentando, o quociente é menor em função do crescimento do número de vagas para 27, em 2013. Hoje existem 21 vereadores na capital.
Com essa estimativa, a coligação ou partido que conseguir mais de 14 mil votos garante uma cadeira na Casa de Napoleão Laureano. “Vamos supor que nós temos uma eleição com 100 votos, com cinco vagas e o quociente eleitoral de 20 votos. Aí um determinado partido ou coligação consegue 40 votos, isso quer dizer que ele vai ter direito a duas vagas”, explica de forma prática a secretária de Tecnologia da Informação do TRE, Luciana Norat.
Jornal da Paraíba