BESSA GRILL
Início » Política » Vereador João Corujinha é empossado presidente da Câmara Municipal de João Pessoa

Vereador João Corujinha é empossado presidente da Câmara Municipal de João Pessoa

2/01/2019 13:30

O vereador João Corujinha assumiu na manhã desta terça-feira (1º) a Presidência da Câmara Municipal de João Pessoa para o biênio 2019-2020. Em uma cerimônia prestigiada, com a casa lotada por parlamentares, familiares e autoridades, também foram empossados os demais membros da Mesa Diretora da Casa.

O vereador Luiz Flávio saudou os membros da nova Mesa Diretora do Poder Legislativo. Já o vereador Bruno Farias saudou o novo presidente em nome da bancada de oposição e arrancou aplausos ao concluir sua fala com um poema.

Em seu primeiro pronunciamento como presidente da Casa, da Tribuna, Cojurinha agradeceu a sua esposa Lila e sua filha vitória e a todo o povo de João Pessoa. Ele reafirmou o compromisso de continuar trabalhando cada vez mais por João Pessoa. “Mais do que nunca eu quero reforçar o meu compromisso em trabalhar pelo benefício da nossa João Pessoa, cidade que me acolheu ainda jovem. Estamos felizes com os resultados já alcançados. Sabemos que temos o que comemorar, mas buscamos mais. E vamos trabalhar para que isso seja uma realidade”, ressaltou.

O novo presidente disse que assume a Presidência com o compromisso de estabelecer uma dinâmica que conte com a participação de todas as bancadas na casa. “Quando se trata de defender os interesses do povo, entendo que não existe situação ou oposição, somos todos de um partido só, o do povo desta cidade. Vamos usar de todos os instrumentos e meios que a Casa dispõe para estabelecer um diálogo permanente e transparente entre servidores, cidadãos e parlamentares”, garantiu.

João Corujinha prometeu implementar novas ações na Câmara.”Vamos procurar, dentro do equilíbrio e de forma democrática, implementar novas ações e melhorar o desempenho do Poder Legislativo, ouvindo opiniões, dialogando, buscando através de uma convivência harmoniosa, os melhores caminhos para que a Casa de Napoleão Laureano siga na direção certa, sempre em busca de novas conquistas para a população de João Pessoa”, destacou.

O novo presidente também reafirmou ao prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, o compromisso de continuar ajudando ao município. “Vamos continuar ajudando nosso município de forma efetiva, respeitando a independência e valorizando a harmonia dos poderes Legislativo e Executivo, que são pilares para que a governabilidade seja assegurada. Não pouparemos esforços para atuarmos em conjunto, fortalecendo a união de todos em torno do bem comum, com absoluto respeito às prerrogativas constitucionais de cada um dos poderes”, ressaltou.

Disse ainda que a coletividade será primordial em sua gestão na Câmara. “Vamos nos empenhar para que possamos continuar tendo um Poder Legislativo forte e atuante nas causas sociais, que defenda cada vez mais os direitos da nossa população, sem distinção de qualquer natureza. E, para isso, conto com a participação efetiva dos nobres colegas dessa Casa de Leis”, frisou.

Na ocasião ele parabenizou o ex-presidente da Casa, vereador Marcos Vinícius, pela trabalho realizado nos últimos anos a frente da Mesa Diretora.

“Registro nosso profundo reconhecimento ao trabalho realizado durante a gestão do Vereador Marcos Vinicius e de toda sua Mesa Diretora, e das demais gestões que lhe antecederam. O Poder Legislativo Municipal está muito mais perto da população, e hoje, é exemplo de eficiência e modernidade para outras casas legislativas do País. Isso é fruto de medidas, como o Projeto “Câmara no seu Bairro”, o bom aproveitamento da TV e da Rádio Câmara, a Escola Legislativa, os Seminários para capacitação do servidor público, entre tantos outros projetos, que estamos nos comprometendo a dar continuidade. É preciso registrar ainda que a Câmara de João Pessoa foi pioneira na implementação das Emendas Impositivas. E também não podemos esquecer a tão sonhada nova sede da Câmara Municipal que será entregue a população durante o nosso mandato, um sonho que foi idealizado pelos 27 Vereadores desta Casa”, disse.

A composição da 51ª Mesa Diretora da CMJP é a seguinte:

Presidência: João Corujinha (PDC)

1ª Vice-Presidência: Leo Bezerra (PSB)

2ª Vice-Presidência: Fernando Milanez Neto (PTB)

1ª Secretaria: Eliza Virgínia (PP)

2ª Secretaria: Humberto Pontes (Avante)

3ª Secretaria: Chico do Sindicato (Avante)

Confira íntegra do discurso de posse de João Corujinha:

Bom dia a todos e a todas.

Saúdo o Excelentíssimo Prefeito Luciano Cartaxo e o Excelentíssimo Vice-prefeito Manoel Júnior;
Meus nobres pares Vereadores e Vereadoras;
e todas as autoridades aqui presentes;
Profissionais da imprensa,
Funcionários e Funcionárias desta Casa Legislativa,
Familiares e amigos que nos honram com suas presenças;

Telespectadores da TV CÂMARA

Eu agradeço a Deus por ter me dado a graça de viver este momento tão especial para a minha carreira política, e também por me propiciar a alegria de poder compartilhar este dia com todos vocês. Quero fazer um agradecimento especial a minha família: minha esposa Lila e minha filha Vitória, que sempre estiveram ao meu lado em todos os momentos. Agradeço também a todo o povo de João Pessoa pela confiança no nosso trabalho.

Eu falo que este é um momento especial, porque legislar é conhecer as necessidades de um povo e agir para que essas necessidades sejam atendidas. E assumir a presidência do Poder Legislativo, para mim, é uma grande honra e uma imensa responsabilidade.

Mais do que nunca eu quero reforçar o meu compromisso em trabalhar pelo benefício da nossa João Pessoa, cidade que me acolheu ainda jovem.

Um vendedor de livros vindo do interior com muitos sonhos e com muita coragem para enfrentar todas as adversidades. O que me lembro daquele jovem é que ele tinha muita vontade de trabalhar. E, eu posso afirmar pra vocês, essa vontade segue comigo até hoje, todos os dias, e estará presente nessa nova etapa da minha vida.

Nos dois primeiros anos desse nosso atual mandato passamos por grandes desafios, todos eles enfrentados diariamente com muita determinação, esforço e dedicação. Estamos felizes com os resultados já alcançados. Sabemos que temos o que comemorar, mas buscamos mais. E vamos trabalhar para que isso seja uma realidade.

O que estamos vivenciando aqui, neste momento, é resultado de um importante entendimento político que estabeleceu o princípio da gestão compartilhada e do fortalecimento da democracia. A Câmara Municipal é hoje um espaço onde todos trabalham juntos pelo bem do município de João Pessoa, com princípios maiores do que o interesse individual de cada um, servindo como exemplo de força e união na busca de uma sociedade mais justa para todos.

Assumimos a Presidência da Câmara Municipal de João Pessoa com o compromisso de estabelecer uma dinâmica que conte com a participação de todas as bancadas, pois quando se trata de defender os interesses do povo, entendo que não existe situação ou oposição, somos todos de um partido só, o do povo desta cidade. Vamos usar de todos os instrumentos e meios que a Casa dispõe para estabelecer um diálogo permanente e transparente entre servidores, cidadãos e parlamentares.

Juntamente com os membros da mesa diretora: Léo Bezerra (1º vice-presidente); Fernando Milanez Neto (2º vice-presidente); Eliza Virgínia (1ª secretária); Humberto Pontes (2º secretário); e Chico do Sindicato (3º secretário), vamos procurar, dentro do equilíbrio e de forma democrática, implementar novas ações e melhorar o desempenho do Poder Legislativo, ouvindo opiniões, dialogando, buscando através de uma convivência harmoniosa, os melhores caminhos para que a Casa de Napoleão Laureano siga na direção certa, sempre em busca de novas conquistas para a população de João Pessoa.

Registro nosso profundo reconhecimento ao trabalho realizado durante a gestão do Vereador Marcos Vinicius e de toda sua Mesa Diretora, e das demais gestões que lhe antecederam. O Poder Legislativo Municipal está muito mais perto da população, e hoje, é exemplo de eficiência e modernidade para outras casas legislativas do País. Isso é fruto de medidas, como o Projeto “Câmara no seu Bairro”, o bom aproveitamento da TV e da Rádio Câmara, a Escola Legislativa, os Seminários para capacitação do servidor público, entre tantos outros projetos, que estamos nos comprometendo a dar continuidade. É preciso registrar ainda que a Câmara de João Pessoa foi pioneira na implementação das Emendas Impositivas. E também não podemos esquecer a tão sonhada nova sede da Câmara Municipal que será entregue a população durante o nosso mandato, um sonho que foi idealizado pelos 27 Vereadores desta Casa.

Como novo Presidente, quero dizer a todos os funcionários e funcionárias da Casa que reconhecemos que todo o trabalho feito na Câmara Municipal de João Pessoa não seria possível sem a dedicação e o zelo de cada um de vocês, pessoas sérias, competentes, comprometidas com a missão que têm aqui dentro e que honram as suas funções. Tenho certeza que o nosso bom relacionamento seguirá gerando bons resultados.

Reafirmo ao Prefeito da nossa capital, Luciano Cartaxo, que vamos continuar ajudando nosso município de forma efetiva, respeitando a independência e valorizando a harmonia dos poderes Legislativo e Executivo, que são pilares para que a governabilidade seja assegurada. Não pouparemos esforços para atuarmos em conjunto, fortalecendo a união de todos em torno do bem comum, com absoluto respeito às prerrogativas constitucionais de cada um dos poderes.

Faremos uma gestão onde a coletividade será primordial. Vamos nos empenhar para que possamos continuar tendo um Poder Legislativo forte e atuante nas causas sociais, que defenda cada vez mais os direitos da nossa população, sem distinção de qualquer natureza. E, para isso, conto com a participação efetiva dos nobres colegas dessa Casa de Leis.

Reforço a minha eterna gratidão ao voto de confiança que me foi facultado por cada um de vocês que aqui estão: Bispo José Luiz, Bosquinho, Bruno Farias   Carlão, Chico do Sindicato, Damásio Franca, Dinho, Eduardo Carneiro, Eliza Virgínia, Fernando Milanez Neto, Helena Holanda, Humberto Pontes, João Almeida, João dos Santos, Leo Bezerra, Lucas de Brito, Luis Flávio, Marcos Vinícius, Marcos Henriques, Mangueira, Professor Gabriel, Raíssa Lacerda, Sandra Marrocos, Tibério Limeira, Thiago Lucena e Tanilson Soares. Além dos vereadores que estão secretários como é o caso dos amigos Durval Ferreira e Helton Renê.

Eu fiz questão de citar cada um porque a vida me ensinou que caminhando sozinho não chegamos a lugar algum. Aprendi isso tanto nas minhas experiências de gestor privado e de gestor público, quanto nos meus mandatos como vereador da capital. E juntos vamos seguir.

Que Deus abençoe nossa gente, que Deus abençoe esta Casa Legislativa, que Deus abençoe este novo ano que acaba de nascer.

Um grande abraço a todos e meu muito obrigado, vamos seguir em frente com fé em Deus.