BESSA GRILL
Início » Política » Vereador Helton Renê cobra aumento de frota adaptada para pessoas com deficiência em João Pessoa

Vereador Helton Renê cobra aumento de frota adaptada para pessoas com deficiência em João Pessoa

25/04/2013 00:50

O vereador Helton Renê (PP), cobrou durante a sessão ordinária desta quarta-feira (24) na vereador Helton Rener(pp)Câmara Municipal de João Pessoa, o cumprimento da lei 7.170/92. A lei prevê que todas as empresas de transporte público de João Pessoa ofereçam veículos adaptados às pessoas com deficiência física. “Trata-se de uma lei que existe há 21 anos. Não tem o que se discutir, o que deve ser feito, com urgência, é a aplicação direta da lei”, disse o parlamentar.

Na tribuna, o vereador Helton Renê questionou que a Associação das Empresas de Transporte Coletivo de João Pessoa (AETC-JP), investe em propaganda para divulgar que possui a frota mais nova do Nordeste, mas ao mesmo tempo, dispõe de um baixo número de ônibus adaptados.

“Eu já ouvi a justificativa que os ônibus não são adaptados porque a quantidade de pessoas que são portadores de deficiência é pequena. É  a mesma coisa que dizer: o trânsito daqui é tão tranquilo que não precisa colocar semáforo. Por isso, diante de argumentos como esses, peço as pessoas que fazem parte da AETC-JP e às empresas de transporte público que reavaliem  os seus conceitos e serviços”, comentou o Vereador.

O parlamentar concluiu seu pronunciamento reforçando a necessidade do resgate da cidadania dos portadores de deficiência física, que também são consumidores. Ele destacou também que a escassez de veículos adaptados acaba refletindo na rotina desses usuários. “O usuário que é portador de deficiência física, muitas vezes, deixa de utilizar o transporte público porque não existe ônibus o bastante pra circulação imediata”, finalizou o parlamentar.

Assessoria