BESSA GRILL
Início » Política » Várias pautas movimentaram o plenário da ALPB nesta quarta-feira

Várias pautas movimentaram o plenário da ALPB nesta quarta-feira

Toinho do Sopão votou favorável aos três PLs apreciados em plenário na sessão desta quarta-feira

10/04/2013 17:17

 

Nwes 01Dos 11 Projetos vetados pelo Governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho, apenas três foram apresentados, discutidos e votados hoje (10), pela manhã, durante sessão ordinária na ALPB. O primeiro foi o Projeto de Lei Complementar nº 19/2012, de autoria do Deputado Anísio Maia, o qual “Acrecenta o art. 91-A, à Lei Complementar nº  58, de 30 de dezembro de 2003 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado da Paraíba), para regulamentar o afastamento do servidor que pretenda participar do programa de pós-graduação e dá outras providências”. Dos 31 votos, 15 foram contra o veto e 16 a favor. O objetivo maior desse projeto é que os servidores possam se aprimorar em suas profissões e se tornarem cada vez mais capacitados.

O deputado Toinho do Sopão (PEN) foi um dos parlamentares que se manifestou a favor do Projeto. “Tudo na vida tem avanços e com o ser humano não pode ser diferente. Sou a favor desse projeto porque os profissionais precisam evoluir para poder crescer. Imagine se os professores param de estudar? Os docentes precisam de cada vez mais conhecimento para que possam passar adiante para as futuras gerações”, explica o parlamentar.

O segundo projeto de Lei nº 629/2011, de autoria do Deputado Raniery Paulino, apreciado em plenário “Dispõe sobre a redução do valor da taxa de inscrição em concursos públicos e outros processos de seleção”. O PL teve 29 votos, sendo 13 contra o veto do governador e 16 a favor da manutenção do veto. Mais uma vez, Toinho do Sopão se posicionou a favor do projeto. “Eu concordo com Vossa Excelência sobre o argumento desse Projeto. Esse desconto é para quem tem vontade de estudar. A magnitude desse projeto é para o aluno que quer vencer. É para os profissionais que querem crescer e com o valor das taxas de inscrição atuais dos concursos, os alunos não conseguem participar porque muitas vezes os mesmos não tem dinheiro nem para comer, nem para sobreviver. Acredito que com essa redução, mais pessoas possam concorrer e mudar de vida “, afirmou Toinho.

O terceiro Projeto apreciado foi de Lei nº 1.128/2012, de autoria do Deputado Arnaldo Monteiro,  que “Institui a Política Estadual de Descentralização  do Atendimento ao Adolescente Inserido em Medida Sócioeducativa de Internação no Estado da Paraíba “. Dos 24 votos do plenário, 13 foram a favor do veto do governador e 11 contra. Esse projeto fez Toinho do Sopão recordar a educação que teve na infância.  “As crianças tem direitos e deveres e pela educação que eu tive mesmo tendo sido muito pobre na infância, é que os filhos precisam respeitar os pais, os professores, hoje um aluno xinga um educador em sala de aula e isso é inadmissível. Hoje em dia, o filhos não dão nem bom dia aos pais e muitos sentem vergonha dos pais por terem um carro simples. Como tudo começa na escola, os alunos também precisam aprender a mudar de comportamento e muitos precisam ser reeducados para que aprendam a viver em sociedade agora e no futuro”, disse o parlamentar que também votou contra o veto e que diante da situação fez um desabafo: “Infelizmente percebo que estamos todos com dificuldade de votar. Me desanima e me preocupa ver  como é muito difícil aprovarmos bons projetos”.

Assessoria