BESSA GRILL
Início » Política » TRE vai criar Centro Integrado de Segurança para pleitos na PB

TRE vai criar Centro Integrado de Segurança para pleitos na PB

21/07/2012 13:33

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aprovou ontem a criação do Centro Integrado de Controle e Segurança, que atuará em áreas estratégicas do Estado recebendo informações dos 77 juízes eleitorais para garantir a lisura das eleições em todo o Estado. A decisão foi tomada após reunião realizada com representantes da segurança pública do Estado e juízes eleitorais da capital com o presidente do TRE, desembargador Marcos Cavalcanti, para discutir as ações que deverão ser tomadas para assegurar a normalidade nas Eleições 2012.

O Centro de Segurança será administrado por representantes das polícias Federal, Civil e Militar e um efetivo inicial de 7 mil policiais militares e 1.400 policiais civis, além de policiais federais e rodoviários federais que preferiram não revelar o quantitativo, e deverá funcionar com três comandos regionalizados em João Pessoa, Campina Grande e Patos, mas terá atuação nos 223 municípios da Paraíba, atuando especificamente na segurança pública durante a campanha e no dia do pleito.
O secretário de Segurança Pública, Cláudio Lima, destacou a possibilidade de articular melhor os órgãos de segurança com a Justiça Eleitoral, melhorando o fluxo de informações, especialmente em grandes áreas como a região metropolitana de João Pessoa e no Alto Sertão. “É importante que as demandas da rua cheguem à Justiça e sejam tratadas da melhor forma possível”, disse. Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller de Assis Chaves, o Centro deverá reduzir as ocorrências provenientes do pleito. Ele admitiu que o efetivo de 7 mil policiais poderá ser ampliado, dependendo da demanda.

Jornal da Paraíba