BESSA GRILL
Início » Nacionais » Saiba quem é Luiz Figueiredo, novo ministro das Relações Exteriores

Saiba quem é Luiz Figueiredo, novo ministro das Relações Exteriores

Patriota deixou cargo após boliviano vir para o Brasil sem autorização. Luiz Alberto Figueiredo deixará cargo de atual embaixador do Brasil na ONU

27/08/2013 08:52

O novo ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, de 58 anos, nasceu no Rio de Janeiro e é formado em direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Luiz Alberto Figueiredo, em setembro de 2012 (Foto: Marcello Casal Jr./ABr/Arquivo)Luiz Alberto Figueiredo, em setembro de
2012 (Foto: Marcello Casal Jr./ABr/Arquivo)

Figueiredo, atual embaixador do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), assume o cargo no lugar de Antonio Patriota, que deixou o governo após reunião com a presidente Dilma na noite desta segunda-feira (26). Patriota passará a ser o novo representante do Brasil nas Nações Unidas.

O motivo da demissão foi o episódio do senador boliviano Roger Pinto Molina, que estava asilado havia um ano na embaixada brasileira em La Paz e foi trazido para o Brasil em um carro oficial brasileiro, embora não tivesse autorização do governo boliviano para deixar o país.

Luiz Alberto Figueiredo ingressou no Itamaraty em 1980 e, no mesmo ano, iniciou atuação nas Nações Unidas como diplomata-assistente. Durante a carreira diplomática, representou o Brasil em várias reuniões internacionais sobre mudança climática.

Figueiredo chefiou as negociações da Rio +20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada em junho do ano passado, no Rio de Janeiro. A conferência produziu um documento assinado pelos 188 países que participaram do evento.

O resultado das negociações, apesar de não ter sido ousado na busca pelo desenvolvimento sustentável, foi considerado bem sucedido pelo governo brasileiro, já que houve a adesão de todas as nações participantes.

G1