BESSA GRILL
Início » Política » Presidente do TRE-PB diz que convenção é soberana na escolha dos candidatos

Presidente do TRE-PB diz que convenção é soberana na escolha dos candidatos

3/07/2012 07:50

O desembargador Marcos Cavalcanti, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), revelou a  imprensa, que as convenções partidárias são soberanas na escolha dos candidatos que vão disputar a eleição. Cavalcanti comentou sobre o impasse no PSC, que indicou o candidato a vice-prefeito do senador Cícero Lucena (PSDB), e disse que o que está valendo é a decisão do partido de se aliar com o tucano.

O PSC vive um impasse depois que a executiva nacional do partido decidiu impor a aliança com o PT do deputado Luciano Cartaxo, mesmo depois da convenção partidária optar pela aliança com o PSDB e na indicação do médico Ítalo Kumamoto para ser o candidato a vice.

De acordo com o desembargador, depois de decidido em convenção e registrado no TRE-PB somente em caso de morte do candidato ou de renuncia é que pode haver substituição. O presidente do PSC em João Pessoa registrou no Tribunal Eleitoral a ata da convenção que decidiu pelo apoio a Cícero.

Do outro lado, o ex-senador Marcondes Gadelha, presidente estadual do PSC, se apoia numa resolução da direção nacional do partido, que diz que todas as decisões das convenções em cidades com mais de 100 mil eleitores deve ter o aval da Executiva Nacional que tem poder de vetar a decisão.

Wscom