BESSA GRILL
Início » Cidades » Prefeitura de Alhandra promove reunião para debater ações que promovam a acessibilidade no município

Prefeitura de Alhandra promove reunião para debater ações que promovam a acessibilidade no município

A reunião, promovida pela Secretaria de Ação Social, teve o objetivo de discutir a promoção, por parte do poder público, de políticas voltadas para a pessoa com deficiência

11/04/2013 18:24

Alhandra 01A prefeitura de Alhandra, através da Secretaria de Ação Social, realizou na tarde desta quarta-feira (10), uma reunião para debater ações que aumentem a acessibilidade no município e promovam políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência. Além da secretária de Ação Social, Nadjane Almeida, participaram do encontro a secretária de saúde do município, Albarina Kelly, os secretários de obras, Israel José da Silva, e administração, Severino Rufino, além de cadeirantes e familiares residentes na cidade de Alhandra.

Para a secretária de Ação Social de Alhandra, Nadjane Almeida, promover acessibilidade deve ser vista como parte de uma política que promova a inclusão social, “O convite feito pela Secretaria aos presentes, não é apenas para discutirmos problemas, é sobretudo para buscarmos soluções que tornem a acessibilidade em Alhandra uma realidade”, disse a secretária que, durante a reunião, ouviu dos familiares e cadeirantes da cidade, os principais problemas enfrentados por eles no município.

Dados do IBGE de 2010 mostram que no Brasil, 24% do total da população brasileira Alhandra 02possui algum tipo de deficiência, que em números representa 45 milhões de pessoas. No estado da Paraíba, 27.7% da população possui alguma deficiência.    Entre os problemas de acessibilidade apresentados pelas pessoas com deficiência física que estiveram presentes na reunião e enumerados para os representantes do poder público de Alhandra, destacam-se a falta de rampas nos prédios públicos e privados do município, além da ocupação desordenada de calçadas e vias públicas, o que dificulta a locomoção.

“Alhandra busca desenvolvimento e políticas de acessibilidade são de extrema importância para o desenvolvimento de uma sociedade que busca promover respeito às diferenças”, ressaltou a secretária Nadjane Almeida, que convidou todos a colaboração com a formatação de uma política pública que atenda as necessidades dos portadores de deficiência. O presidente da AC Social na Paraíba, Genilson Machado, participou do evento e falou sobre leis e direitos constitucionais da pessoa com deficiência.

Assessoria