BESSA GRILL
Início » Política » PCB da Paraíba fica fora das eleições 2012

PCB da Paraíba fica fora das eleições 2012

15/07/2012 04:26

O presidente regional do Partido Comunista Brasileiro (PCB), Francisco Edilson da Silva Ribeiro (Noca Ribeiro), disse lamentar o fato do partido está impedido de registrar candidaturas aos cargos eletivos para as eleições municipais 2102 no estado da Paraíba.

Esta situação, segundo Noca Ribeiro, foi causada pelo presidente nacional do partido, Ivan Pinheiro, que encaminhou ofício ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, requerendo a não participação do PCB nas eleições municipais. “Infelizmente este pedido foi acatado pelo Presidente do TRE sem nenhuma fundamentação jurídica, o que nos casou surpresa e prejuízos, inclusive moral”, afirma Noca Ribeiro.
Apesar de ter sido negada uma liminar pelo juiz da 3a Vara Civil, o diretório regional do PCB/PB, segundo Noca Ribeiro, recorreu ao Tribunal de Justiça da Paraíba solicitando reforma da decisão com efeito suspensivo para reconhecimento do registro das candidaturas dos eventuais candidatos ao cargo de vereador.
Recentemente, Noca Ribeiro reuniu os membros do Diretório Regional, em Campina Grande, oportunidade em que expressou a sua insatisfação quanto à situação de desgaste do partido, ao mesmo tempo pediu calma aos eventuais candidatos prejudicados. “Vivemos uma situação de expectativa e de revolta, mesmo assim peço calma aos companheiros, pois entendemos que usar da violência não o caminho”, ressaltou.
O presidente regional do PCB da Paraíba informou ainda que os candidatos prejudicados vão entrar na Justiça processando o presidente nacional do partido, neste caso pedindo indenização e reparação de danos morais e materiais.
A ação, que está sendo preparada pelos advogados Félix Araújo Filho e Fábio Arruda, será ajuizada na próxima segunda-feira,16. “Estamos conscientes de que o resultado desta ação não será conhecida até o dia 07 de outubro, porém, se houver condenação à indenização servirá para amenizar o constrangimento dos candidatos envolvidos no processo, os quais têm interesse de participar das eleições 2014”, enfatizou.
Impedido de concorrer ao cargo de vice-prefeito do município de Massaranduba, Noca Ribeiro decidiu apoiar naquele município a candidata Joana Dar”c Coutinho (PSC) e os candidatos a vereador: Adelson Gomes e Vanusa Nunes. Em Campina Grande ele está apoiando o pastor Cícero Simplício (PCdoB) para vereador e para prefeito Guilherme Almeida (PSC).
OUTROS APOIOS
Na cidade de Conceição Noca Ribeiro está apoiando a candidata Vani Braga (PSD) e vários vereadores do PCdoB.
Em Matinhas o apoio de Noca Ribeiro fica para Agostinho Barros (candidato a vereador –PT) e para prefeito Ivone Queiroga (PSC – atual prefeita).
Noca Ribeiro avisa que apesar do golpe contra o PCB da Paraíba permanecerá no partido, já que pretende concorrer a uma vaga a deputado federal nas eleições 2014.
Parlamentopb