BESSA GRILL
Início » Política » Novas instalações de USF nos Bancários são entregues pelo Prefeito Crtaxo

Novas instalações de USF nos Bancários são entregues pelo Prefeito Crtaxo

29/11/2013 00:02

 

A população do bairro dos Bancários vai receber, nesta sexta-feira (29), as novas instalações da Unidade de Saúde da Família (USF) Bancários. A solenidade de entrega da obra, que constou de reforma e ampliação das instalações ocorre a partir das 9h, com a presença do prefeito Luciano Cartaxo. A USF beneficiará cerca de oito milpessoas.

Os investimentos na obra foram de aproximadamente R$ 600 mil, sendo R$ 382 mil fornecidos pelo Ministério da Saúde e o restante com recursos próprios do município. “Estamos trabalhando para fortalecer a saúde de João Pessoa, dando melhores condições de trabalho para que assim, os funcionários também possam atender melhor, de maneira mais humanizada aos usuários. Essa já é a sétima unidade que entregamos completamente restauradas e equipadas à população. Fico feliz em saber que mais duas mil famílias poderão desfrutar dessa melhora. Continuaremos trabalhando para ampliar os investimentos na saúde”, garantiu o prefeito Luciano Cartaxo.

O secretário municipal de Saúde, Adalberto Fulgêncio, destacou a importância de qualificar as instalações das unidades para melhorar o serviço oferecido à população. “Além do fornecimento do atendimento médico e ambulatorial, o ambiente qualificado permitirá a realização de serviços que vão além dos remédios e exames, com práticas integrativas, prevenção e combate aos transmissores de doenças”, disse.

Na unidade, serão desenvolvidas ações como acolhimento com escuta qualificada; atendimento integral à demanda espontânea, organizada por grupos prioritários; atividades de educação em saúde; e ações planejadas na unidade e no território. A USF também oferecerá ações individuais e coletivas, como consulta médica e de enfermagem para crianças; acompanhamento e desenvolvimento da criança, adolescentes, adultos e idosos, em áreas temáticas como hipertensão, diabetes, gestantes, tuberculose, hanseníase e tabagismo; planejamento familiar; e prevenção ao câncer de colo de útero, mama, próstata e bucal.

A USF Bancários terá, ainda, atendimento odontológico, imunização, curativos, retiradas de ponto, nebulização, visitas domiciliares, ações de vigilância epidemiológica, bloqueios vacinais e investigações epidemiológicas, com destaque para a mobilização e a participação da comunidade. “O objetivo é efetivar o controle social”, ressaltou o secretário.

A unidade integrará as Equipes de Saúde da Família Bancários e Aldeia SOS, que estavam funcionando provisoriamente no Centro de Saúde e Cidadania dos Bancários e no CPICS Equilíbrio do Ser. A integrada USF Bancários está localizada na Rua Esmeraldo Gomes Vieira, s/n.

Da Redação (com assessoria)