BESSA GRILL
Início » Política » Luiz Couto afirma: é hipocrisia dizer que o Brasil vive uma democracia racial

Luiz Couto afirma: é hipocrisia dizer que o Brasil vive uma democracia racial

21/11/2013 19:38

Luiz Couto 700O deputado Luiz Couto (PT-PB) ocupou a tribuna da Câmara Federal para fazer duras críticas aos que dizem que o Brasil vive uma democracia racial. “É uma mentira, uma grande falácia afirmar que aqui não existe racismo, que há o respeito profundo à questão da cor e das etnias.

O que verificamos é que essa chamada democracia racial é uma hipocrisia”.

Couto destacou que o racismo está presente no país de forma assustadora. Citou como exemplos o Mapa da Violência, que revela que a maioria dos executados por arma de fogo é constituída de negros, pobres e jovens que moram nas periferias, e a reportagem do jornal Correio Braziliense, que mostra que 86% das pessoas que estão no Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas são negras ou pardas.

O parlamentar observou que quando se apresenta um projeto de lei para beneficiar esse segmento, há reação. Lembrou que a primeira reação foi contra as cotas, ocasião em que teve partido que entrou com ação no STF alegando a inconstitucionalidade do projeto, considerando a isonomia que deveria existir. “Felizmente, o Supremo não acatou aquele pedido de inconstitucionalidade”.

“Agora, o deputado Luiz Alberto (PT-BA) apresenta uma proposta para que o Parlamento estabeleça uma cota para os negros, porque eles são sub-representados nesta Casa, como são as mulheres, como são as minorias, aí há uma reação em bloco das pessoas, dos parlamentares dizendo que não pode porque é um desrespeito ao processo democrático, porque é preciso conquistar isso”, complementou.

Luiz Couto ressaltou que o Brasil tem uma população constituída, na maioria, de negras e negros que não são representados em alguns segmentos. “Na data em que celebramos o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) estamos na luta também para provar que o nosso país precisa acabar com essa hipocrisia de dizer que nós vivemos numa democracia racial. É falácia, é hipocrisia!”, enfatizou.

 

Ascom Dep. Luiz Couto