BESSA GRILL
Início » Política » Evento homenageia Manoel Mattos na data que completa quatro anos de seu assassinato

Evento homenageia Manoel Mattos na data que completa quatro anos de seu assassinato

22/01/2013 15:54

Luiz Couto

Evento intitulado Memória e luta pelos direitos humanos: a atualidade do caso Manoel Mattos discutirá o caso Manoel Mattos e os desdobramentos do processo federalizado e contará  com a presença e participação da Comissão Manoel Mattos do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana – CDDPH, do Deputado Federal Luiz Couto e da mãe do defensor de direitos humanos assassinado Nair Ávila.

Organizado pela Dignitatis – Assessoria Técnica Popular, pelo Centro de Referência em Direitos Humanos- CRDH/CCJ/UFPB e pelo Centro Acadêmico Manoel Mattos – CAMM, o evento ocorrerá nesta quinta-feira, 24, no auditório da Faculdade de Direito do Curso de Santa Rita localizada na Praça João Pessoa , centro de João pessoa.

Manoel Mattos foi assassinado no dia 24 de janeiro de 2009, vítima dos grupos de extermínio que denunciava. Em 2010 o Superior Tribunal de Justiça em decisão histórica afirmou que o processo que apurava seu assassinato deveria ser deslocado da justiça estadual para a justiça federal da Paraíba. O evento quer discutir as repercussões da federalização do processo que apura o assassinato do advogado e os crimes de extermínio na fronteira dos Estados de Paraíba e Pernambuco, assim como destacar a atualidade e importância de tal processo para a justiça paraibana.

Atualmente, o processo se encontra na justiça federal paraibana. As organizações que acompanham o caso apostam na possibilidade de realização do júri popular ainda em 2013, o que enfatiza a importância temática do evento.

Segue a programação.

Memória e luta pelos direitos humanos: a atualidade do caso Manoel Mattos

Dia 24 de janeiro/2013, às 10h – Auditório da Faculdade de Direito , Centro

Facilitadores:

– Nair Ávila (Mãe do Defensor de Direitos Humanos Manoel Mattos)

– Deputado Federal Luiz Couto

– Representante do CDDPH (Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana)

– Representante da ong Dignitatis – Assessoria Técnica Popular

– Representante do Centro Acadêmico Manoel Mattos

– Representante do Ministério Público Federal.

Contatos: Gilmara Joane M. de Medeiros (Tel: 8108-5034), Tatyane G. Oliveira (Tel: 9105-4930) e Gustavo Magnata (Tel: 9922-1176).

 

 

 

Fonte: Dignitatis, CRDH/CCJ/UFPB e CAMM