BESSA GRILL
Início » Política » Estela diz que gestão da Saúde no governo Cícero era irresponsável

Estela diz que gestão da Saúde no governo Cícero era irresponsável

Uma das propostas da candidata a prefeita de João Pessoa, Estela Berra (PSB), é construir o novo Instituto Santa Maria, em Mangabeira,

8/09/2012 10:45
Uma das propostas da candidata a prefeita de João Pessoa, Estela Berra (PSB), é construir o novo Instituto Santa Maria, em Mangabeira, com assistência ao parto e a obstetrícia, exames de diagnóstico por imagem e acesso a cirurgias ginecológicas. A candidata fez duras críticas a gestão anterior a do PSB por ela ter atingido altos índices de mortalidade materna.
“A maternidade Santa Maria tinha um alto índice de infecção. Passava por baixo dela um esgotamento sanitário e tínhamos um índice de mortalidade materna de trinta mortes por cem mil partos, quando o natural é de três por cem mil”, denunciou Estela que afirmou ter participado e lutado contra essa situação desde o tempo quando ela participava do movimento de mulheres.
Segundo Estela, o maior motivo dessas mortes era por infecção hospitalar e que esses números não eram divulgados em João Pessoa. “O gestor passado é um grande irresponsável neste aspecto”, disparou.
A candidata do PSB falou ainda sobre as propostas para a área da saúde que alguns adversários têm apresentado sem qualquer aparo legal, a exemplo do candidato que anunciou que construirá uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por cada Distrito Sanitário.
“Existe uma referência do Ministério da Saúde que define uma UPA para cada 250 mil habitantes. Tem gente que está prometendo seis UPAs, desconhecendo inclusive essas regras básicas com relação à referência da população”, criticou Estela, lembrando que seu projeto atende a este protocolo federal e prevê a construção de mais duas UPAs, abrangendo toda a cidade.