BESSA GRILL
Início » Entretenimento » Diretor português quer retratar a presidente Dilma em filme

Diretor português quer retratar a presidente Dilma em filme

7/01/2013 13:00

Miguel Gonçalves Mendes caminha apressado pela O2 Filmes, com um iPad nas mãos. Na tela do aparelho, o Facebook supre a falta de um telefone celular. “Quebrou-se há três meses e só volto a comprar outro em Portugal”, diz, com forte sotaque.

Mendes dirigiu “José e Pilar”, produção selecionada pelo país europeu para concorrer a uma vaga no Oscar.

Desde setembro do ano passado, ele realiza na produtora paulista de cinema um documentário para TV sobre o sistema educacional.

“Ele tem uma sensibilidade rara de pegar o que importa. Parece que abre a cabeça de quem entrevista”, diz Fernando Meirelles, que o conheceu enquanto filmava “Ensaio sobre a Cegueira”.

“Miguel tem sempre um pensamento meio filosófico, de tentar entender a vida”, aponta Meirelles.

E é esse o tema do próximo projeto cinematográfico do português, “O Sentido da Vida”, um misto de ficção e documentário.

A narrativa é conduzida por Miguel –alter ego do diretor–, um homem que, diante da iminência da própria morte, abandona-se em uma volta ao mundo.

A viagem é feita por terra e água porque “viajar de avião implica perder as transições, as transformações na paisagem e em nós mesmos”, aponta Mendes.

Durante a jornada, ele entra em contato com as faces públicas de seis personalidades da filosofia, da literatura, da música, da política, do cinema e da astronomia, cuja intimidade Mendes pretende retratar.

 

 

 

 

da Folha