BESSA GRILL
Início » Destaque » Deputado Luiz Couto defende programa ‘Mais Médicos para o Brasil’

Deputado Luiz Couto defende programa ‘Mais Médicos para o Brasil’

17/07/2013 08:54

mais-medicos-brasil-1

O deputado Luiz Couto (PT-PB) ocupou a tribuna da Câmara Federal, segunda-feira (15/7), para fazer a defesa do programa ‘Mais Médicos para o Brasil’. “Sou totalmente a favor da decisão da nossa presidenta Dilma Rousseff e ressalto que o estado paraibano está grato pelo programa, pois será contemplado com recursos para melhorar a saúde de seu povo”.

 

Couto disse que o ‘Mais Médicos’ é um avanço do governo Dilma em prol da dignidade da população brasileira, que vai ampliar a presença desses profissionais em regiões carentes, sobretudo nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades. “É uma política de governo que já vem apresentando bons resultados em outros países, principalmente nos da Europa”, constatou.

 

O parlamentar lembrou que o programa garante o melhoramento das estruturas e equipamentos das unidades de saúde, bem como a contratação de pessoal capacitado. Portanto, acrescentou: “faz-se necessário aumentar o numero de médicos brasileiros e oportunizar profissionais estrangeiros a servirem nas novas unidades que serão implantadas nas regiões”.

 

“O programa também prevê um numero de municípios contemplados com a expansão da oferta de vagas de medicina, atualmente em 57 municípios, em mais 60, totalizando 117 unidades contempladas”, completou.

 

Luiz Couto destacou que, em se tratando de saúde publica, 22 estados se encontram abaixo da média nacional, 700 municípios não têm sequer um médico residente e os hospitais sofrem com a falta de especialistas e infraestrutura.

Enfatizou, ainda, que pela proposta governamental até 2014 serão realizados investimentos em UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e UBSs (Unidade Básica de Saúde); implantados 35 mil novos postos; investidos 7,4 bilhões no que se refere a execução e 7,5 milhões no país.

 

No final do discurso, o deputado se colocou à disposição de todos os prefeitos, dos vereadores e do governador Ricardo Coutinho, “para juntos construirmos, através de recursos federais e estaduais, um estado exemplar nos quesitos saúde e educação”.

 

Ascom Dep. Luiz Couto