BESSA GRILL
Início » Política » CPMI da Violência contra a mulher chega a Paraíba hoje (13 )

CPMI da Violência contra a mulher chega a Paraíba hoje (13 )

13/09/2012 14:46

A
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Congresso Nacional, que investiga a violência contra a mulher, chega a Paraíba nesta quinta-feira (13). As integrantes da CPMI irão visitar os serviços de referências no atendimento às mulheres e ouvir autoridades sobre os andamentos dos casos. A Comissão também participa de uma audiência com o governador Ricardo Coutinho, na sexta-feira (14), às 10h30, no Palácio da Redenção, na capital.
A primeira ação da CPMI será em reuniões com autoridades do município de Queimadas, onde no início do ano ocorreu estupro coletivo de cinco mulheres, seguido de assassinato de duas delas. Desde o acontecido que a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh) vem acompanhando as famílias envolvidas.
Segundo a gerente operacional de Enfrentamento a Violência contra a Mulher, da SEMDH, Cândida Moreira, o acompanhamento vem sendo dado desde o apoio às famílias com psicólogos, assistentes sociais e advogados, assim como no trabalho social com ações educativas na comunidade.
“Fizemos contato com todas as vítimas e familiares que passaram por um longo processo de acompanhamento psicológico. Esse processo se estendeu até o mês de abril deste ano. As últimas ações foram de formações educativas na comunidade”, disse.
Na sexta-feira (14), às 14 horas, será realizada audiência pública na Assembléia Legislativa, em João Pessoa. Foram convidados o secretário de Segurança Pública do Estado, Claudio Coelho Lima; o secretário de Saúde, Waldson Dias de Souza; a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Iraê Lucena; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Abraham Lincon Ramos; o procurador-geral de Justiça do estado, Oswaldo Trigueiro; e o defensor público-geral do estado, Vanildo Oliveira Brito.
Programação na Paraíba
Dia: 13/9 – Queimadas e João Pessoa
9h30/12h – Reunião com vítimas e testemunhas
14h às 16h30 – Reunião com o Poder Judiciário, Ministério Público e Delegacia
19h – Reunião com movimento de mulheres em João Pessoa (SINTER) – Sindicato dos Trabalhadores
Dia 14/9 – João Pessoa
9h – Visita a Delegacia da Mulher
10h30 – Audiência com governador
11h30 – Juizado de Violência Contra a Mulher
13h – Entrevista coletiva
14h – Audiência Pública na Assembleia Legislativa