BESSA GRILL
Início » Política » Corregedor manda arquivar reclamação de candidato contra juiz

Corregedor manda arquivar reclamação de candidato contra juiz

Anderson Monteiro, impugnado em Esperança, apresentou reclamação contra juiz eleitoral que barrou sua diplomação. Corregedor afirma que magistrado seguiu a lei

15/02/2013 11:53
L1CL-1O corregedor eleitoral Miguel de Britto Lyra Filho decidiu pelo arquivamento da reclamação apresentada pelo candidato a prefeito de Esperança, Anderson Monteiro Costa, contra o juiz Jailson Shizue Suassuna por suposto descumprimento de decisão judicial. O candidato, impugnado por sentença da 19ª zona eleitoral, recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba e obteve uma liminar concedida pelo juiz Márcio Accioly. Com ela, esperava ser diplomado para o cargo de prefeito, mas o juiz Jailson Suassuna não procedeu a diplomação na data programada para os demais eleitos em Esperança, estipulando novo prazo para que o mais votado pudesse receber o diploma, cuja validade está sendo questionada no âmbito da Justiça Eleitoral.
“Ele desmoralizou um membro dessa Casa de Justiça e, por extensão, o próprio regional paraibano”, alega o advogado de Anderson, Edísio Souto.
O entendimento do corregedor, contudo, foi diferente. Ele assinalou que “a jurisprudência da Justiça Eleitoral é firme no sentido de que os candidatos com registro indeferido não podem ser diplomados”. Miguel de Britto Filho acrescentou que tendo sido o Mandado de Segurança concedido liminarmente, para suspender os efeitos da liminar outorgada nos autos da Ação Cautelar nº 330-54, estaria prejudicado o pedido do requerente, bem como a presente Representação e determinou o arquivamento dos autos.
Parlamentopb