BESSA GRILL
Início » Política » Cícero cobra ajuda da União para que municípios possam acabar com os lixões

Cícero cobra ajuda da União para que municípios possam acabar com os lixões

Prazo previsto pela Política Nacional de Resíduos Sólidos para fim dos lixões é agosto de 2014

20/08/2013 10:10

O senador paraibano Cícero Lucena (PSDB-PB) alertou mais uma vez para urgente necessidade de apoio do Governo Federal aos municípiosbrasileiros para colocar fim aos lixões até agosto de 2014, como determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10).

Cícero Lucena – que foi relator da Lei no Senado – explicou que a maioria dos municípios não tem condição financeira para elaborar e executar os projetos. “Além disso não vejo nenhum movimentoda União no sentido de auxiliar os gestores”, reclamou.

O Ministério do Meio Ambiente informou que apenas 20% dos municípios brasileiros concluíram a elaboração dos planos municipais de gestão dos resíduos no prazo previsto pela Lei, que era agosto de 2012.

Adiamento do prazo

O coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Infraestrutura Nacional, deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP), e o coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Sarney Filho (PV-MA), destacaram que diversos representantes dos municípios reivindicam o adiamento do prazo para o fim dos lixões, mas ambos são contrários ao adiamento. “Não estamos abrindo a discussão de flexibilizar o prazo, porque assim só estaremos postergando o problema”, disse Jardim.

“Isso iria flexibilizar a legislação e comprometê-la. Devemos discutir alternativas, inclusive de financiamento, para que o prazo seja cumprido”, opinou Sarney Filho. O deputado ressaltou que já tramitam na Câmara cerca de 30 propostas com o objetivo de fazer ajustes na lei, o que enseja a formação de um nova comissão especial sobre o assunto.

Com Agência Câmara

Assessoria