BESSA GRILL
Início » Nacionais » Cássio admite que FHC fez pedaladas fiscais; confira o vídeo

Cássio admite que FHC fez pedaladas fiscais; confira o vídeo

18/10/2015 13:36

Em sessão realizada na última quinta-feira (15) no Congresso Nacional, o líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima, admitiu que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) fez pedaladas fiscais – prática esta que resultou na rejeição das contas da presidenta Dilma Rousseff por parte do Tribunal de Contas da União.

O vídeo abaixo registra o momento. “Fernando Henrique fez pedaladas, mas não fez a suplementação”, diz. Em seguida, ao perceber a polêmica que sua fala geraria, ele recua e muda o discurso, dizendo “pode ter feito”, assumindo um tom de incerteza.

Dilma Rousseff foi a única presidente do Brasil a ter suas contas rejeitadas pelo Tribunal desde 1937, quando Getúlio Vargas deu o golpe do Estado Novo. Nos últimos anos o TCU vinha aprovando as contas do governo Dilma com ressalvas.

Pedalada fiscal

A “pedalada fiscal” é o nome da prática do Tesouro Nacional de atrasar de forma proposital o repasse de dinheiro para bancos e autarquias, como o INSS, com o objetivo de melhorar artificialmente as contas federais. Ao deixar de transferir o dinheiro, o governo apresentava todos os meses despesas menores do que elas deveriam ser na prática.

Veja o vídeo

www.reporteriedoferreira.com