BESSA GRILL
Início » Política » Cartaxo assina ordem de serviço para Centro Cultural em Mangabeira

Cartaxo assina ordem de serviço para Centro Cultural em Mangabeira

"Este é um presente do nosso Governo pelos 30 anos do bairro de Mangabeira", afirmou Luciano

23/04/2013 02:32

O prefeito Luciano Cartaxo assina, nesta terça-feira (23), às 10h30, ordem de serviço para a construção do Centro Cultural de Mangabeira que será localizado na antiga casa de show Fantástico Clube. O espaço, voltado às atividades educacionais, artísticas e culturais, garantirá oacesso da população a diversos meios culturais e tecnológicos. A ação faz parte das comemorações dos 30 anos do bairro e é resultado de um convênio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) com o Governo Federal, por meio do Programa Mais Cultura.

“Este é um presente do nosso Governo pelos 30 anos do bairro de Mangabeira”, afirmou Luciano Cartaxo. “Estamos garantindo um espaço de cultura, lazer e entretenimento no coração do bairro. É o cumprimento do compromisso de descentralizar os eventos e equipamentos culturais da Capital”. O prefeito destacou que Mangabeira é o maior bairro da cidade e que o Centro responde a uma reivindicação histórica da juventude e dos movimentos culturais. “Estou muito feliz em poder concretizar esse sonho do povo de Mangabeira”, completou.

O Centro Cultural de Mangabeira ocupará uma área construída de, aproximadamente, 1.440 metros quadrados (m²) com investimentos de R$ 1,6 milhão. O projeto prevê a construção de uma biblioteca, palco para eventos, telecentro e sala multiuso cm 80 lugares, que poderá abrigar exibições de teatro, cinema e outros eventos.

A reforma ainda prevê a construção de ateliês para o desenvolvimento de atividades culturais. Outro destaque do projeto é a implantação de espaços físicos para diversão, alimentação, cultura, inclusão digital, leitura e memória.

Diversidade  – A reforma do espaço para a criação do Centro Cultural de Mangabeira está dentro dos princípios de promoção da diversidade e do acesso a bens e serviços culturais. O objetivo é a melhoria da qualidade de vida da população. A assinatura da ordem de serviço faz parte do pacote de melhorias para Mangabeira que estão sendo anunciadas em comemoração aos 30 anos do bairro.

O edifício vai abrigar várias formas de produção artística, desenvolvidas no bairro, buscando sempre a pluralidade. A iniciativa garantirá assim a produção e promoção de atividades nas áreas de música, teatro, dança, circo, artes plásticas, audiovisual, cinema e literatura, além de promover a inclusão digital.

Biblioteca – O Centro promoverá o acesso à leitura com a implantação de uma biblioteca pública. Nela, serão disponibilizados acervos de livros jornais, revistas e gibis, além de recursos audiovisuais. Também é nesse espaço onde serão realizadas oficinas literárias, cursos e concursos de poesias.

Programação – A festa de aniversário de Mangabeira terá início às 8h com uma alvorada festiva no Mercado Público. Logo em seguida, às 9h, terá um café da manhã também no Mercado. Às 10h30 o prefeito Luciano Cartaxo assina ordem de serviço do Centro Cultural no prédio do antigo Fantástico Clube, na Avenida Josefa Taveira. Ao meio dia o prefeito almoça no bairro e às 14h faz visita a Subprefeitura. À noite, haverá o show de encerramento dos festejos com as bandas “Mama Jazz”, “Sexteto Brassil” e “Banda Encantus”, no Mercado Público do bairro.

Secom-JP