BESSA GRILL
Início » Destaque » Câmara Municipal concede título de Cidadã Pessoense a diretora executiva do Sistema Correio

Câmara Municipal concede título de Cidadã Pessoense a diretora executiva do Sistema Correio

A sessão especial realizada na tarde desta terça-feira também homenageou os 60 anos de história do Jornal CORREIO DA PARAÍBA

13/08/2013 21:29

Beatriz Ribeiro recebe título de cidadã pessoense
Beatriz Ribeiro recebe título de cidadã pessoense

O Jornal CORREIO DA PARAÍBA foi homenageado pela Câmara Municipal de João Pessoa pelos seus 60 anos de história. A sessão especial da tarde desta terça-feira (13) também foi marcada pela entrega do título de Cidadã Pessoense e a ‘Medalha Cidade de João Pessoa’ à diretora executiva do Sistema Correio de Comunicação, Beatriz Lins de Albuquerque Ribeiro Teixeira de Carvalho. A sessão foi presidida pelo vereador Durval Ferreira (PP).

A sessão especial em homenagem aos 60 anos do jornal CORREIO DA PARAÍBA foi de iniciativa da vereadora Raíssa Lacerda (PSD). O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa foi o autor da iniciativa da ‘Medalha Cidade de João Pessoa’ entregue à Beatriz. A medalha, aprovada à unanimidade, é a mais alta honraria do Poder Legislativo Municipal. Já o título de ‘Cidadã Pessoense’ foi de iniciativa do vereador Fernando Milanez (PMDB).

A mesa diretora da sessão especial foi formada pelo vice-governador Rômulo Gouveia, que representou o governador Ricardo Coutinho; o deputado estadual Trócolli Júnior, que representou a Assembleia Legislativa do Estado; o vice-prefeito Nonato Bandeira que representou o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo; e o ex-senador Roberto Cavalcanti, diretor presidente do Sistema Correio de Comunicação, pai da homenageada.

O plenário da Câmara Municipal ficou lotado. Lideranças políticas, empresariais e jornalistas acompanharam as homenagens. O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Fábio Túlio Filgueiras Nogueira; a reitora da UFPB, Margareth Diniz; o empresário Paulino Teixeira, marido de Beatriz e o deputado estadual Lindolfo Pires estiveram presentes.

Também prestigiaram a solenidade na Câmara Municipal de João Pessoa, a arquiteta Sandra Moura,  os vereadores Bruno Farias, Raoni Mendes, Djanilson da Fonseca, Lucas Pereira, Bosquinho, o empresário Clodoaldo de Oliveira, o editor de jornalismo Walter Galvão, as jornalista Lena Guimarães e Sony Lacerda, entre outros.

Na primeira fila do plenário, além de Paulino, estavam a senhora Marta Lins e a empresária Alice Ribeiro, mãe e irmã da diretora executiva do Sistema Correio.

Solenidade aconteceu na Câmara Municipal de João Pessoa

Créditos: Hermes de Luna

Quem primeiro discursou foi o presidente da Câmara. Durval Ferreira destacou a expansão do Sistema Correio, o trabalho de Beatriz Ribeiro à frente de todas as empresas de comunicação e sua dedicação, através da Fundação Solidariedade, às ações sociais e de cidadania, como o ‘Movimento Nós Podemos Paraíba’.

Durval lembrou o reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) para o trabalho desenvolvido pela Fundação Solidariedade. “João Pessoa agradece pelo olhar diferenciado que você tem por essa cidade e por essa Paraíba. Desejamos que a força e o pioneirismo dessa luz fortaleçam ainda mais os laços que você tem por João Pessoa, que também agora é sua cidade natal”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal ressaltou o orgulho que Beatriz tem dos seus pais e de sua missão de comandar o maior grupo de comunicação do Estado. Disse ainda que a diretora executiva do Sistema Correio de Comunicação tem na família sua base na sociedade e “é exemplo que dignifica a força da mulher paraibana”.

Após o discurso de Durval, Beatriz recebeu a ‘Medalha João Pessoa’, que lhe foi entregue por seu pai Roberto Cavalcanti e por sua mãe Marta Lins. A diretora executiva recebeu ainda um diploma da Câmara Municipal de João Pessoa.

Em seguida foi a vez da vereadora Raíssa Lacerda discursar. Ela salientou a grandeza do Sistema Correio de Comunicação e o jornalismo com responsabilidade que é feito por todas as suas empresas, especialmente o jornal CORREIO DA PARAÍBA. “É através de suas páginas que o cidadão tem se inteirado dos fatos que mudam a história da Paraíba. Essa homenagem deve ser estendida aos profissionais do passado, que atuaram no jornal. É por sua história que o CORREIO DA PARAÍBA continuou líder de venda, líder de assinaturas e disparado o mais lido do Estado”, disse.

Raíssa Lacerda frisou ainda que o Sistema Correio tem 17 veículos em atividades e cinco em fase de implantação, além do maior quadro de jornalistas desse Estado e o que mais vem investindo em equipamentos, que asseguram a qualidade dos seus produtos.

O vereador Bosquinho (DEM), em seu discurso, disse que o CORREIO DA PARAÍBA chega aos 60 anos com o reconhecimento de sempre de todo o Estado. Ele ainda afirmou que Beatriz Ribeiro, à frente de todos esses veículos, tem dito todo os dias que ‘nós podemos Paraíba’ e que essa mensagem tem sido absorvida por todos os segmentos sociais da Paraíba.

Marta Lins ressaltou o carinho das filhas e a trajetória de Beatriz, desde que chegou a João Pessoa. “A vida fez o caminho dessa estrada e pavimentou, com amor de mãe e de pai, esse destino. Somos um conjunto e essa estrada de Beatriz foi feita com amor. Ela sempre perguntou o que somos? O que podemos? Ela sempre fez esses questionamentos. Ela sempre abraçou as causas sociais. Estou feliz por ela, porque sempre vejo essa vontade de dar uma resposta maior e hoje realmente Beatriz é paraibana, por um título, porque por vida já era”, afirmou.

Marta Lins, mãe da diretora executiva do Sistema Correio, também participou da homenagem

Créditos: Hermes de Luna

Roberto Cavalcanti também fez sua homenagem à filha. Ele iniciou sua fala atribuindo ao prestígio de Beatriz a presença das personalidades em plenário, como o Roberto, Renan e Valdívia Santiago. “A postura, o comando e o talento de Beatriz não permitem que os obstáculos fiquem em sua frente. Quem trabalha com ela sabe disso. Ela hoje é dedicação integral aos veículos de Sistema Correio. É uma mão de firmeza e lealdade, mas aos mesmo tempo uma mão de carinho e de amor”, disse.

O diretor presidente do Sistema Correio fez um discurso emocionado. Destacou o empenho pessoal de Beatriz Ribeiro e disse que a filha “faz mágica, por ser mãe, companheira, esposa, filha e ainda uma profissional de sucesso”. Roberto Cavalcanti ainda fez questão de enfatizar que a filha é confidente e sua cumplicidade faz com que se entendam apenas por uma trocar de olhar.

O empresário Roberto Cavalcanti elogiou Beatriz Ribeiro

Créditos: Hermes de Luna

O esposo da homenageada, empresário Paulino Teixeira, disse que as honrarias aumentarão os compromissos de Beatriz com a cidade de João Pessoa. Ele disse que Beatriz está entre nomes de destaque no cenário feminino, como Michele Obama, Hilary Clinton e Ângela Merck.

Beatriz ainda recebeu uma homenagem do cantor e compositor pessoense Lis Albuquerque. Ele interpretou uma música que fez especialmente para a Fundação Solidariedade. O jovem Patrick Pires fez um breve discurso e lembrou o trabalho da Fundação Solidariedade, disse que se sentia honrado por homenagear Betariz e agradeceu pelo respeito da entidade aos portadores de necessidades especiais. Ele aproveitou para ressaltar o trabalho da AC Social, que recebe apoio do Sistema Correio de Comunicação.

O jovem Patrick lembrou o trabalho realizado pela Fundação Solidariedade

Créditos: Hermes de Luna

O discurso final ficou para a homenageada da tarde, Beatriz Ribeiro. A diretora executiva do Sistema Correio afirmou que “são momentos de intensa emoção como este” que marcam a sua alma e o seu coração. “A energia que nos move é gerada pelo amor e pela paixão”, pontuou.

Ela iniciou falando de seu amor à Paraíba sua trajetória nas empresas. “Meu pai foi muito feliz quando escolheu João Pessoa como destino de sua família, do seu capital e dos seus sonhos. Disse que ganhou dele a oportunidade de dar continuidade ao seu trabalho, mas galgou todos os postos de gestão do Sistema Correio, até chegar à direção executiva”, disse.

Beatriz ratificou o compromisso dos veículos de comunicação em entregar informação e opinião com sua marca registrada, que é de credibilidade. “A briga dos paraibanos é a nossa briga. Lutamos pelos mesmos ideiais. A Paraíba nos concedeu o primeiro lugar no pódio dos veículos de comunicação. Somos líderes em todos os setores e veículos, como rádio, televisão, jornal e portal de notícias”, frisou.

Como presidente da Fundação Solidariedade falou do compromisso com o nível de qualidade de vida de todos os paraibanos.

Ela agradeceu ao vereador Fernando Milanez, que lhe concedeu o título de ‘Cidadã Pessoense’ há 11 anos. “Tudo tem um propósito de Deus. E foi chegada a hora desse propósito dessa honrada inciativa do vereador”, disse. Beatriz salientou as homenagens à Raíssa Lacerda e ao presidente Durval Ferreira, lembrando que a Câmara Municipal é parceira da Fundação Solidariedade e do Movimento Nós Podemos Paraíba.

Beatriz Ribeiro citou exemplos que recebeu do pai, Roberto Cavalcanti, e da mãe, Marta Lins. “São minha luz, meus guias e meus exemplos”, afirmou. Fez questão ainda de destacar o apoio de todos os familiares e a compreensão do marido, Paulino, e dos seus filhos.

Redação com Portal Correio