BESSA GRILL
Início » Política » Câmara debate fechamento de agências do Banco do Brasil na Paraíba

Câmara debate fechamento de agências do Banco do Brasil na Paraíba

6/12/2016 03:23

jwdkpx-1A Câmara Municipal de João Pessoa debateu o fechamento de agências do Banco do Brasil (BB). Ao todo, cinco unidades serão encerradas na Paraíba – quatro na Capital e uma em Campina Grande – e 11 transformadas em postos de atendimento. A sessão especial, de autoria do vereador Chico do Sindicato (PT do B), aconteceu na tarde desta segunda-feira (5). O evento foi presidido pela vereadora Sandra Marrocos (PSB) e secretariado por Bruno Farias (PPS).

“Não são só os trabalhadores oficiais do BB que perdem o emprego, mas também aqueles de empresas terceirizadas que prestam serviços nas unidades. Não temos a menor dúvida de que a iniciativa é uma preparação para privatizar o BB”, avaliou Sandra Marrocos.

“A perspectiva é de fechar mais de 400 agências do BB em todo o Brasil. Uma política mesquinha que não enxerga o papel desempenhado pelo banco, que é o de investir no desenvolvimento e progresso da nação. Ano passado, o lucro do BB foi superior a R$ 14 bilhões. Não é possível que a instituição esteja numa situação dessas”, opinou Bruno Farias.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcos Henriques, o BB deve servir à sociedade, com crédito qualificado, atendendo aos micro e pequenos empresários, os agricultores, porém, hoje, percebe-se o emprego de uma política defasada na instituição.

“O Governo Federal quer provar uma coisa: que o público é ruim e o privado é bom. É uma medida perversa fechar a agência de uma cidade e a transformar num posto, que será responsabilidade da agência do município vizinho. Além disso, a realidade é de salários achatados e déficit de mais de 20 mil trabalhadores em bancos na Paraíba. Em 2015 foi feito um concurso e nenhum funcionário foi chamado. Não entendo como num ano de crise, em vez de contribuir com a economia, demitem-se funcionários”, avaliou Marcos Henriques.

www.reporteriedoferreira.com