BESSA GRILL
Início » Cidades » Aguinaldo Ribeiro visita Centro de Operações e obras do Porto Maravilha no Rio de Janeiro

Aguinaldo Ribeiro visita Centro de Operações e obras do Porto Maravilha no Rio de Janeiro

29/04/2013 22:29

Agnaldo ministroO ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), visitou o Centro de Operações da prefeitura do Rio de Janeiro. Desde 2010, o Centro de Operações Rio integra 30 órgãos que monitoram a cidade 24 horas por dia. Os 400 funcionários acompanham todas as etapas de gerenciamento de crise, antecipação, redução, preparação, até a resposta imediata às ocorrências, como chuvas fortes, deslizamentos e acidentes de trânsito.

Aguinaldo Ribeiro também conheceu as obras do Porto Maravilha, onde será construído um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), com recursos de mobilidade urbana do Ministério das Cidades. O transporte circulará do Centro até a Região Portuária e vai ligar toda a área, por seis linhas e 42 estações, em 28 km de vias. O VLT fortalece o conceito de transporte público integrado, que conecta estações de metrô, trens, barcas, BRT, redes de ônibus convencionais e aeroporto.

A previsão é de que as seis linhas estejam em funcionamento até 2016. O investimento é de R$ 1,1 bilhão, sendo R$ 500 milhões financiados com recursos federais, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Grandes Cidades, e o restante por meio de PPP (Parceria Público-Privada).

Ao conhecer a Exposição do Porto Maravilha, durante a visita, o ministro discutiu sobre acessibilidade, transporte, saneamento e habitação.

Também participaram da visita o secretário Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Júlio Eduardo, o secretário de transporte do estado do Rio de Janeiro, Júlio Lopes, o diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (CDURP), Jorge Luiz Arraes e os prefeitos de Vitória, Florianópolis e Santos.

 

Assessoria de Comunicação Social