BESSA GRILL
Início » Policiais » Vergonha; Moto é transportada pelo Samu e maca é usada como rampa

Vergonha; Moto é transportada pelo Samu e maca é usada como rampa

3/04/2015 21:57

Foto: Reprodução/ Youtube

O vídeo mostra a ambulância do Samu sendo usada para transportar uma moto

Um cinegrafista amador conseguiu flagrar o momento em que uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é usada para transportar uma moto e ainda uma maca sendo usada como rampa. O caso aconteceu na cidade de Campina Grande nesta segunda-feira (30).

O vídeo mostra o momento em que o condutor do veículo retira uma maca, acomoda o objeto como uma rampa e em seguida retira uma motocicleta do interior da ambulância.

Em nota, a Prefeitura de Campina Grande, que administra o serviço na cidade, esclareceu que “recebeu com perplexidade as imagens que mostram uma ambulância da frota SAMU 192 sendo utilizada para transporte de uma motocicleta”.

Ainda no comunicado à imprensa, a Secretaria de Saúde disse que a ambulância mostrada no vídeo não estava mais sendo utilizada para atendimentos e a sua substituição devido à depreciação de frota já havia sido solicitada ao Ministério da Saúde, conforme estabelece a Portaria Nº 356/2013.

Com relação à maca que aparece no vídeo, a Secretaria informa que é um objeto de madeira e não faz parte da linha de equipamentos médicos para finalidade de transporte de pacientes e que as macas usadas pelo SAMU da cidade são feitos de polipropileno.

Veja o vídeo:

Confira a nota:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande esclarece que recebeu com perplexidade as imagens que mostram uma ambulância da frota SAMU 192 sendo utilizada para transporte de uma motocicleta do serviço. A referida ambulância não estava mais sendo utilizada para atendimentos e a sua substituição devido a desfazimento (depreciação de frota), já havia sido solicitada ao Ministério da Saúde, conforme assegura a Portaria Nº 356/2013. A unidade móvel também já está em processo de descaracterização da padronização visual do SAMU 192.

No entanto, mesmo nesta situação, a ambulância não deveria ser utilizada para realizar este tipo de transporte, pois a Secretaria de Saúde dispõe de serviço especializado para remoção de veículos em manutenção.

A maca que aparece no vídeo, sendo utilizada na remoção da motolância é de madeira e não faz parte da linha de equipamentos médicos para tal finalidade em uso atualmente pelo SAMU 192 de Campina Grande, que são feitos de polipropileno.

Devido ao procedimento irregular adotado neste caso, a Secretaria Municipal de Saúde vai abrir processo administrativo para averiguar responsabilidades e punir os envolvidos no caso.

A Secretaria de Saúde assegura ainda que qualquer postura de desvirtuamento da missão do SAMU 192 não condiz com as diretrizes da gestão municipal. Da mesma forma, ressalta que as denúncias desse tipo, realizadas por cidadãos vigilantes das ações dos agentes públicos, sejam feitas, porque na atual administração municipal não há tolerância em relação a condutas irregulares.

O SAMU 192 de Campina Grande possui dez ambulâncias e três motolâncias em funcionamento, além de unidades para reserva técnica.

www.reporteriedoferreira.com