BESSA GRILL
Início » Policiais » Polícia investiga suposto golpe na venda de veículos na internet

Polícia investiga suposto golpe na venda de veículos na internet

15/10/2018 11:57

Pelo menos 61 pessoas já foram vítimas de um golpe de venda de veículos na internet que está sendo investigado pela Delegacia de Defraudações e Falsificações de João Pessoa (DDF/JP). Estima-se que o esquema irregular de anúncio de venda de veículos em sites já alcança o valor de R$ 1 milhão em prejuízo.

De acordo com o delegado Lucas Sá, uma pessoa faz o anúncio de forma lícita de um veículo para venda através de um site na internet. O criminoso entra em contato com o anunciante e oferece proposta, convencendo ainda a retirar o anúncio do site.

Logo em seguida, o criminoso faz um anúncio daquele mesmo veículo, só que com preço bem abaixo do mercado. O anúncio fraudulento atrai compradores de boa-fé que fazem o pagamento. “Toda a negociação ocorre por meio de smartphone, de maneira que sequer comparecem às negociações realizadas”, explica o delegado.

“O golpista atua selecionando suas vítimas pela internet, procurando por anúncios lícitos, feitos nos diversos sites de vendas de veículos”, completa.

De acordo com o delegado, o golpista consegue obter elevados valores (prejuízo médio de R$ 18 mil) sem sequer comparecer ao local da negociação. “O golpista também não deixa nenhum rastro na negociação, uma vez que utiliza terminais telefônicos cadastrados em nome de ‘laranjas’ e contas bancárias abertas com o uso de documentos falsos”, acrescenta.

Apenas neste ano, a DDF/JP já recebeu 61 vítimas desse tipo de golpe. O mais preocupante é que, em alguns casos, os verdadeiros donos dos veículos foram confundidos como sendo participantes das fraudes e, por pouco, não passaram a responder criminalmente pelos atos. “É extremamente importante que a população tome conhecimento dessa nova modalidade de golpe, para que não venham a se tornar vítima”, destaca Lucas de Sá.

por: clickpb