BESSA GRILL
Início » Policiais » Ator Zezé Tonezzi permanece em estado grave, segundo hospital

Ator Zezé Tonezzi permanece em estado grave, segundo hospital

Artista foi internado na UTI após ser atropelado por ônibus em Campinas. FIlho de ator viu o acidente na quarta e deu versão diferente à do motorista.

13/07/2012 22:38

O ator e professor José Amâncio Tonezzi Rodrigues Pereira, conhecido pelo nome artístico de Zezé Tonezzi, permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI ) do Hospital Municipal Mário Gatti, em Campinas (SP). O estado dele é crítico nesta sexta-feira (13), segundo a assessoria do hospital, e não houve qualquer alteração do quadro de saúde do artista. Tonezzi continua sob sedação, respirando com a ajuda de aparelhos e pressão instável. Ele foi internadona noite de quarta-feira (11), quando foi atropelado a caminho do teatro do Sesi, onde assistiria uma peça com o filho.

O acidente
Segundo registro no boletim de ocorrência, o motorista do ônibus Ivan Borges dos Santos relatou à polícia que seguia pela via quando viu o ator andando sobre uma mureta às margens da avenida. Ele diz que buzinou para alertá-lo e que Zezé Tonezzi se assustou e pulou para a pista. O condutor do coletivo não conseguiu desviar e atropelou a vítima. O Corpo de Bombeiros foi chamado para fazer o resgate do ator, por volta das 19h30 e, em seguida, ele foi encaminhado para o pronto-socorro do hospital, onde foi estabilizado e encaminhado para a UTI.

O filho de Tonezzi questionou a versão dada pelo motorista de ônibus envolvido no atropelamento do seu pai. Segundo Gabriel Selawa Pereira, de 18 anos, o ator não estava em uma mureta no momento do acidente, como foi relatado para a polícia pelo condutor. “Achei injusto o que o motorista disse”, desabafou. Gabriel afirmou que acompanhava o pai no momento do acidente e, segundo seu relato, Zezé estava na faixa de pedestre quando foi atropelado, e não em uma mureta, como foi registrado no boletim de ocorrência. Apesar disso, ele afirmou que não culpa o motorista pelo acidente.

O artista
José Tonezzi é ator, diretor e pesquisador, formado pela Faculdade de Artes Cênicas da Unicamp. O artista iniciou a carreira com um grupo de teatro amador e estreou na peça “Mulher Sem Pecado”, de Nelson Rodrigues. Durante vários anos encenou na peça “Diário de um Louco”, de Nikolai Gogol, e chegou a fazer turnê pela Itália.

Em 2003, o ator lançou um livro baseado em sete anos de pesquisa e experiências com o teatro no tratamento de afásicos, pessoas que desenvolvem problemas de linguagem após lesões cerebrais. O trabalho inédito foi complilado na obra “Distúrbios de Linguagem e Teatro: o Afásico em Cena”, que reconta também experiências pessoais do ator. Atualmente, Tonezzi leciona na Universidade Federal da Paraíba.

 
Do G1 Campinas e Região