BESSA GRILL
Início » Notícias » Walter Santos comenta a movimentação de candidatos à sucessão de Odon na OAB-PB

Walter Santos comenta a movimentação de candidatos à sucessão de Odon na OAB-PB

Colunista do WSCOM Online comenta sobre os bastidores que envolvem a disputa.

3/04/2015 18:38

Carlos Frederico, Carlos Fábio e Caius Marcellus são cotados para entrar na disputa (Crédito: WSCOM Online)

A disputa nos bastidores pela sucessão na Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB) já começou. Nomes de advogados renomados, a exemplo de Carlos Frederico Farias, Carlos Fábio e Caius Marcellos já são ventilados como possíveis candidatos à vaga ocupada hoje por Odon Bezerra. A antecipação da eleição da OAB-PB foi tema, nesta sexta-feira (3), da coluna do jornalista e comentarista político Walter Santos.

Confira a análise sobre o tema na íntegra:

Começa a disputa pelo comando da OAB/PB

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba, já convive em clima de disputa deflagrada há dias por pretendentes de olho no comando da entidade, hoje presidida pelo advogado Odon Bezerra.

O processo, a dados de hoje, projeta um clima de disputa entre os pré-lançados candidatos Carlos Frederico Farias, este com apoio de Odon, mais Carlos Fábio, recentemente rompido com o atual presidente e ainda Hermano.

Nos bastidores, falam-se ainda nos nomes de Caius Marcellus – candidato de Oposição na eleição passada, José Mário Porto e Delosmar Mendonça.

Trata-se ainda de uma cena inconclusa, embrionária, mas certamente boa parte dos nomes citados agora vão estar encabeçando a disputa da mais forte entidade classista do Estado por vários fatores.

A sucessão terá Odon Bezerra como o foco central, até pela projeção que tomou com as ultimas vitórias e também por seu envolvimento extra categoria, em especial sua candidatura a deputado federal pelo PT.

Há ainda o fato de ele ter envolvido a Ordem na manifestação do dia 15 gerando preferência pelomovimento contra o Governo Dilma e a nomeação de uma parente no Governo Ricardo Coutinho.

Mas há que se considerar outros fatores, entre eles avanços estruturais conquistados por Odon.

DETALHES INCIPIENTES

Galgado à condição de Opositor da atual estrutura, o advogado Carlos Fábio avança em articulações para obter apoios, as se deparar com conceito de setores “realmente” de Oposição considerando-o mais dissidente do que opositor de fato.

É deste contexto que deve surgir o nome de Delosmar Mendonça a ser lançado por advogados relevantes. Resta saber com este agrupamento conviverá com a postulação de Caius Marcellus.

FREDERICO

Conceituado e escolhido como candidato do stablesment, Carlos Frederico será o nome da Situação para enfrentar o debate sobre autonomia e envolvimento político da OAB.

Historicamente, a Ordem tem sido o esteio de grandes movimentos pró-cidadania e a democracia, embora isto nada tenha a ver com questões partidárias.

Mas, por todo o conjunto, Carlos Frederico é nome forte da disputa.

www.reporteriedoferreira.com    WSCOM Online