BESSA GRILL
Início » Notícias » Volkswagen vai recolher 2,6 milhões de veículos em todo mundo

Volkswagen vai recolher 2,6 milhões de veículos em todo mundo

É a maior operação de recolha da história da companhia germânica. Só na China, deverão ser recolhidos 750 mil veículos.

14/11/2013 18:10

volkswagenTrês problemas diferentes identificados em sete modelos estão na origem da recolha de 2,6 de viaturas da Volkswagen em todo o mundo.

Os Volkswagen Tiguan produzidos entre 2008 e 2011 são um dos modelos afectados. Um defeito nos fusíveis pode, em alguns casos, levar à falha do sistema de iluminação em cerca de 800 mil unidades deste modelo.

Um problema nos tubos de combustível dos modelos Amarok fabricados entre 2010 e Junho deste ano faz com que 239 mil (12 mil dos quais na Alemanha) veículos deste modelo sejam também recolhidos.

Em alguns modelos, não especificados pela agência noticiosa AFP, óleos de origem sintética utilizados pelo fabricante podem causar curto-circuito na caixa de velocidades. Segundo a agência francesa, a Volkswagen garantiu que este problema foi apenas detectado na China. No entanto, a construtora germânica decidiu recolher 1,6 milhões destes veículos em todo o mundo.

Citado pela Bloomberg, o analista Frank Schwope estima que os gastos com esta operação podem chegar aos “2 ou 3 dígitos de milhões de euros” e que, apesar de a conta poder vir a ser partilhada com os fornecedores, “podem fazer com que as metas [em termos de resultados] da Volkswagen sejam mais difíceis de atingir”.

O PÚBLICO tentou entrar em contacto com a importadora da Volkswagen em Portugal para tentar saber quantas viaturas poderão ser atingidas por estes problemas, mas não foi possível obter resposta.

Já em Março, a Volkswagen tinha anunciado a recolha de 348 mil veículos devido a problemas na caixa de velocidades.

Este anúncio surge depois de uma série de recolhas de várias marcas em 2013. O último anúncio, em Outubro, foi da BMW mas antecederam-lhe  a Honda, a Mazda, a Nissan e a Toyota.