BESSA GRILL
Início » Esportes » Vôlei Brasileiro; Lista dos inscritos na Liga Mundial de 2016:

Vôlei Brasileiro; Lista dos inscritos na Liga Mundial de 2016:

Serginho vai ser avaliado ao longo de 2015 para saber se vai chegar bem em 2016, aos 40 anos. "Vamos usá-lo de forma inteligente, principalmente na Liga Mundial.

13/04/2015 13:54

 

O técnico Bernardinho, da Seleção Brasileira masculina de vôlei, abriu as porta da equipe para veteranos, surpresas e até mesmo para uma possível nacionalização do cubano Leal. A declaração do treinador foi dada nesta segunda-feira.

“Para 2016 não vamos ter grandes revoluções, mas poderemos ter surpresas, que sempre podem aparecer”, disse o técnico durante entrevista em que anunciou 25 nomes que irão disputar a Liga Mundial e os Jogos Pan-Americanos de Toronto. Entre as novidades, está o veterano Serginho, 39 anos, que aceitou o convite do técnico para voltar a defender o Brasil. “Ele me disse que está bem e que, se não estivesse, diria”, confirmou Bernardinho.

Serginho vai ser avaliado ao longo de 2015 para saber se vai chegar bem em 2016, aos 40 anos. “Vamos usá-lo de forma inteligente, principalmente na Liga Mundial. Evitando, claro, viagens longas, porque a competição vai ser aqui”, contou.

Bernardinho também admitiu interesse no cubano Leal, que manifestou intenção de se naturalizar brasileiro. “A CBV deu apoio ao pedido dele, mas agora não posso dizer mais do que isso. Se ele se naturalizar, é claro que interessa”, confirmou.

Bernardinho pode chamar cubano em convocações futuras da Seleção

145956_210451_bernardo_1_web_Foto: Buda Mendes/STF / Getty Images

Da lista anunciada, Bernardinho deixou claro que são relacionados e não convocados. Isto porque as finais da Liga Mundial, que serão disputadas no Rio, em julho, coincidem com os Jogos Pan-Americanos. “O Rubinho (auxiliar de Bernardinho), vai dirigir o time do Pan, mas apenas a partir do terceiro jogo”, disse.

Da lista revelada, alguns já sabem que vão para o Pan. São os casos dos ponteiros Lucas Loh, que atua na Polônia, de Mauricio, do Sesi, e dos levantadores Murilo Radcke, do Canoas, e Fernando, do Sada Cruzeiro. “Fernando certamente vai ser um dos principais nomes do próximo ciclo olímpico”, apostou Bernardinho.

Este ano o Brasil  não vai disputar a Copa do Mundo, que é classificatória para os Jogos Olímpicos e o Sul-Americano, que coincide com o início da Superliga. Por isso, a CBV vai organizar amistosos contra Estados Unidos e França, além de torneios internacionais no Brasil. “Fora do Copa do Mundo, perdemos um teste importante para 2016, porque jogadores precisam ser testados sob pressão”, lamentou o técnico.

Sobre Itália, Sérvia e Austrália, adversários na primeira fase da Liga Mundial, Bernardinho disse que os italianos vêm renovados e com um grupo mais forte. “E com o cubano Juantorena”, lembrou. Já a Sérvia é a equipe que mais pode crescer: “formam jogadores com a mesma intensidade que os cubanos”. No que se refere à Austrália, disse que é um time menos experiente, mas que pode incomodar.

Lista dos inscritos na Liga Mundial de 2016:

Levantadores:

BRUNO
Bruno Mossa Rezende
28 anos
Pallavolo Modena (ITA)

FERNANDO
Fernando Kreling
19 anos
Sada Cruzeiro

MURILO
Murilo Radke
26 anos

RAPHAEL
Raphael Vieira de Oliveira
36 anos
Taubaté/Funvic

WILLIAM
William Arjona
36 anos
Sada Cruzeiro

Opostos:

EVANDRO
Evandro Guerra
33 anos
Suntory Sunbirds (JAP)

RENAN
Renan Buiatti
24 anos
Ravenna Volley (ITA)

VISSOTTO
Leandro Vissotto Neves
31 anos
JT Thunders (JAP)

WALLACE
Wallace de Souza
27 anos
Sada Cruzeiro

Centrais:

ÉDER
Éder Carbonera
31 anos
Sada Cruzeiro

ISAC
Isac Santos
24 anos
Sada Cruzeiro

LUCAS
Lucas Saatkamp
29 anos
Sesi-SP

MAURÍCIO
Maurício Luiz de Souza
26 anos
Taubaté/Funvic

RIAD
Riad Garcia Pires Ribeiro
33 anos
Sesi-SP

SIDÃO
Sidnei dos Santos Júnior
32 anos
Taubaté/Funvic

Ponteiros:

LIPE
Luiz Felipe Marques Fonteles
30 anos
Taubaté/Funvic

LUCARELLI
Ricardo Lucarelli Santos de Souza
23 anos
Sesi-SP

LUCAS
Lucas Eduardo Loh
24 anos
Zaksa Kedzierzyn-Kozle (POL)

MAURÍCIO
Maurício Borges Almeida Silva
26 anos
Sesi-SP

MURILO
Murilo Endres
34 anos
Sesi-SP

SAMUEL
Samuel Fuchs
31 anos
Minas Tênis Clube

Líberos:

FELIPE
Felipe Lourenço Silva
24 anos
Taubaté/Funvic

MARIO JUNIOR
Mario da Silva Pedreira Junior
32 anos
Volley Piacenza (ITA)

TIAGO
Tiago Brendle
29 anos
Ziober Maringá

SERGINHO
Sérgio Dutra Santos
39 anos
Sesi-SP

www.reporteriedoferreira.com  Terra