BESSA GRILL
Início » Esportes » Vitória histórica do Botafogo-PB sobre o Flamengo completa 35 anos

Vitória histórica do Botafogo-PB sobre o Flamengo completa 35 anos

Um ano depois o Flamengo viria a ser campeão mundial

6/03/2015 21:28

 

201503060555300000003454Há exatos 35 anos, o Botafogo-PB alcançava um dos seus maiores feitos no cenário do futebol nacional. Foi no dia 6 de março de 1980 que o maior campeão paraibano batia o Flamengo de Zico e companhia dentro do Maracanã pela Taça Brasil. A partida acabou com o placar de 2×1, com gols de Soares e Zé Eduardo para o Belo, e Tita para o Flamengo.

O time que marcou história no Belo era formado por Hélio Show no gol, Geraílton, Deca, Marquinhos e Nonato Aires na defesa. Nicácio, Zé Eduardo, Evilásio, Magno, Soares e Getúlio completavam o time. O Flamengo veio a ser campeão mundial um ano depois, com 6 jogadores remanescentes do elenco que era composto na época por Raul, Rondinelli, Nelson, Júnior e Carlos Alberto, Andrade, Adílio e Tita, Zico, Carpegiani e Reinaldo.

Magno, eterno meia do Belo e parte daquele time, comentou que o time que representava a Paraíba no encontro era forte tanto tecnicamente, quanto psicologicamente.

– Tínhamos um grupo forte. Eles não conheciam a nossa equipe, tínhamos uma equipe experiente. Sabíamos que estávamos preparados fisicamente e psicologicamente. Os jogadores do Flamengo tentaram nos desestabilizar, mas a gente sabia dos nossos objetivos e superamos tudo.

O ídolo do Botafogo-PB relembra que o fato curioso da partida foi que os uniformes do Belo foramdesviados pela companhia aérea na ida de João Pessoa para o Rio de Janeiro. O fato fez com que a diretoria do clube fosse em busca de camisas alvinegras para que o Bota pudesse entrar em campo.

– No vestiário a gente soube que as camisa tinham sido desviadas. Então a diretoria foi atrás e comprou o jogo de camisa do Botafogo do Rio, tanto que na foto, as camisas não têm escudo, somente a camisa do goleiro identificava que o Botafogo era o da Paraíba.

O Botafogo-PB foi em 2013 o primeiro e único clube paraibano a levantar a taça de uma competição nacional, ao ser campeão da Série D do Campeonato Brasileiro. Ainda assim, a vitória no Maracanã está até hoje no rol das grandes glórias do clube.

www.reporteriedoferreira.com